2482 usuários online no momento.
Participe em nossa comunidade é divertido e é totalmente gratuito!

Desenvolvimento do Bebê na 44º semana

Como eu sou aos 9, 11meses
Passo da posição sentada para a de pé, exploro muito os objetos
- Sou um explorador: continuo levando as coisas à boca para mastigar, morder, chupar. Bato com os objetos em diferentes superfícies, atiro-os mais longe. Examino cada vez melhor os objetos.
- Sou muito curioso. Percebo cada vez mais as relações de causa e efeito.
- Incentivem a minha curiosidade, deixem que eu descubra com são as coisas, como elas funcionam.

O que podemos fazer juntos: papai, mamãe e eu
- Ofereçam-me latas sem bordas cortantes, chocalhos, caixas de papelão, para que eu batendo com as mãos, com pedaços de pau, colheres ou outros objetos, possa investigar sons diferentes. Assim vou diferenciando um som do outro.
- Deixem que eu aperte botões, abra e feche portas, movimente objetos, role bolas. Estou começando a observar como as coisas funcionam (relação causa-efeito). Exemplo: se eu mexer no botão da luz, ela acenderá. Aproveitem para me explicar o que está acontecendo, dizendo: "agora acendeu a luz, agora apagou a luz."
- Antes do banho, deixem que eu fique sem roupa, para me movimentar livremente. Durante o banho dêem-me algum brinquedo. Quando forem me vestir tentem fazer com que eu ajude, dizendo: "coloque a mãozinha na manga, levante o pezinho para colocar o sapato".
- Adoro brincar com água. Me dêem vasilhas grandes e pequenas para que eu encha de água e derrame. Aproveitem a água do banho, mesmo ao ar livre, em dias de muito calor para brincarem comigo. Nessa idade tudo é brincadeira e descoberta para um bebê. Adoro quando papai me leva para a piscina e faz brincadeiras "de homem" comigo. Espirrar água para todos os lados, mergulhos barulhentos, "bombas" no meio da piscina, imitar golfinho.
- Preciso continuar mamando no peito da minha mãe e comer comida variada para receber os nutrientes que preciso como por exemplo: vitaminas e proteínas que são essenciais para o meu crescimento. Me ofereçam sempre um copinho de água para matar minha sede.
- Nas refeições, deixem-me pegar pedacinhos de comida e também me dêem uma colher uma colher para que eu vá tentando comer sozinho. Vou espalhar um pouco de comida, fazer um pouco de sujeira na mesa e na minha roupa, mas é só desse jeito que eu aprendo.

Espaço Gymboree - Loja do Bebê
Atividades em casa

Nesta fase eu adoro ficar de pé; claro, me apoiando em diferentes lugares.
Se possível, coloque alguns móveis como mesas, sofás, pufes, etc, espalhados pela sala com objetos ou brinquedos atraentes sobre estes.
Eu poderei me locomover até estes objetos andando ou engatinhando, mas sem dúvida terei que me esforçar para alcançá-los.

Benefício da atividade:
Força nas partes superior e inferior do corpo.
Fortalecer o desenvolvimento dos músculos do pescoço, ombros, braços e tronco, e dos membros inferiores do corpo.
Tal desenvolvimento é crucial para engatinhar, sentar, levantar e andar.

Evite deixar móveis que possam estar na altura da cabeça do bebê e que possam machucá-lo.
Evite também colocar objetos muito pequenos para ele tentar alcançar, pois ele poderá engoli-los.


 Publicação: 

Avaliar esse artigo:

Ótimo!

Agradecemos sua opinião.
Sua participação é de grande ajuda.

Fale com seus amigos sobre este artigo.

×

Este artigo foi avaliado 238 vezes
A avaliação está em 3.89



  Imprimir este artigo

Artigo cedido por Loja do Bebê
Loja virtual para gestantes e mães.



  

©1999-2016 E-familynet - O portal da família


Em Breve.

Google+ e Twitter Login

Estamos trabalhando em outras variedades de login para permitir que você acesse o e-familynet através de sua rede social favorita. Por enquanto, recomendamos que você use o login do Facebook.

Por favor, tente novamente em breve.

×