Meu Mural
  Feed de notícias
  Tópicos favoritos
  Mais opções...(clique)
É Gratuito, é Divertido e Seguro!

Índice do Fórum   Crianças Especiais Área publicamente visível

Autismo!

Ir à página1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
fabih_
Clube E-family
Clube E-family
Membro Elite
Membro Elite
Autor(a)
Autor(a)

Amigos.: 77 Tópicos: 101

Reputação

Artigos de usuário
>>>fabih_<<<
MensagemEnviada: 24 Abr 2010 18:01

Mamães especiais!
Achei importante criar este tpc no fórum Bebezinhos, pois lá surgiram algumas dúvidas a respeito da doença.
Acredito que muitas mamães temem essa doença sem saber como ocorre.
Vi inclusive relatos de pessoas que disseram ser a TV um dos responsáveis pelo autismo.
Dessa forma venho postar para vocês também, para que conheçam um pouco mais dessa doença que aflige muitos corações. As mamães que já tiveram alguma experiência com a doença, são bem-vindas a colocar seus relatos.

Um grande Beijo!
-----------***----------------------***--------------------------------***--------------

Autismo

Definição

O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

Definição da Autism Society of American – ASA (1978) Autism Society of American = Associação Americana de Autismo.

O autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças, que possa causar a doença.

Segundo a ASA, os sintomas são causados por disfunções físicas do cérebro, verificados pela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivíduo. Incluem:

1. Distúrbios no ritmo de aparecimentos de habilidades físicas, sociais e lingüísticas. 2. Reações anormais às sensações. As funções ou áreas mais afetadas são: visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e maneira de manter o corpo. 3. Fala e linguagem ausentes ou atrasadas. Certas áreas específicas do pensar, presentes ou não. Ritmo imaturo da fala, restrita compreensão de idéias. Uso de palavras sem associação com o significado. 4. Relacionamento anormal com os objetivos, eventos e pessoas. Respostas não apropriadas a adultos e crianças. Objetos e brinquedos não usados de maneira devida.

Definição do DSM-IV-TR (2002) O Transtorno Autista consiste na presença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interação social e da comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses. As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do indivíduo.

Definição da CID-10 (2000) Autismo infantil: Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por: a) um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos, e b) apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo. Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo: fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (auto-agressividade).

Características do autismo

Segundo a ASA (Autism Society of American), indivíduos com autismo usualmente exibem pelo menos metade das características listadas a seguir:

1. Dificuldade de relacionamento com outras crianças

2. Riso inapropriado

3. Pouco ou nenhum contato visual

4. Aparente insensibilidade à dor

5. Preferência pela solidão; modos arredios

6. Rotação de objetos

7. Inapropriada fixação em objetos

8. Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade

9. Ausência de resposta aos métodos normais de ensino

10. Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina

11. Não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo)

12. Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determina maneira os alisares)

13. Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)

14. Recusa colo ou afagos

15. Age como se estivesse surdo

16. Dificuldade em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras

17. Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente

18. Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos

Observação: É relevante salientar que nem todos os indivíduos com autismo apresentam todos estes sintomas, porém a maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança. Estes variam de leve a grave e em intensidade de sintoma para sintoma. Adicionalmente, as alterações dos sintomas ocorrem em diferentes situações e são inapropriadas para sua idade.

Diagnóstico

O autismo pode ocorrer isoladamente, ser secundário ou apresentar condições associadas, razão pela qual é extremamente importante a identificação de co-morbidades bioquímicas, genéticas, neurológicas, psiquiátricas, entre outras.

Condições que podem estar associadas ao Autismo: Acessos de raiva Agitação Agressividade Auto-agressão, auto-lesão (bater a cabeça, morder os dedos, as mãos ou os pulsos) Ausência de medo em resposta a perigos reais Catatonia Complicações pré, peri e pós-natais Comportamentos autodestrutivos Déficits de atenção Déficits auditivos Déficits na percepção e controle motor Déficits visuais Epilepsia (Síndrome de West) Esquizofrenia Hidrocefalia Hiperatividade Impulsividade Irritabilidade Macrocefalia Microcefalia Mutismo seletivo Paralisia cerebral Respostas alteradas a estímulos sensoriais (alto limiar doloroso, hipersensibilidade aos sons ou ao toque, reações exageradas à luz ou a odores, fascinação com certos estímulos) Retardo mental Temor excessivo em resposta a objetos inofensivos Transtornos de alimentação (limitação a comer poucos alimentos) Transtornos de ansiedade Transtornos de linguagem Transtorno de movimento estereotipado Transtornos de tique Transtornos do humor/afetivos (risadinhas ou choro imotivados, uma aparente ausência de reação emocional) Transtornos do sono (despertares noturnos com balanço do corpo)

Síndromes Cromossômicas ou Genéticas: Acidose láctica Albinismo oculocutâneo Amaurose de Leber Desordem marfan-like Distrofia muscular de Duchenne Esclerose Tuberosa Fenilcetonúria Galactosemia Hipomelanose de Ito Histidinemia Neurofibromatose tipo I Seqüência de Moebius Síndrome de Angelman Síndrome de Bourneville Síndrome da Cornélia de Lange Síndrome de Down Síndrome fetal alcóolica Síndrome de Goldenhar Síndrome de Hurler Síndrome de Joubert Síndrome de Laurence-Moon-Biedl Síndrome de Landau-Kleffner Síndrome de Noonan Síndrome de Prader-Willi Síndrome da Talidomida Síndrome de Tourette Síndrome de Sotos Síndrome do X-frágil Síndrome de Williams

Infecções associadas ao Autismo: Caxumba Citomegalovírus Herpes simples Pneumonia Rubéola Sarampo Sífilis Toxoplasmose Varicela

O diagnóstico do transtorno autista é clínico e não poderá, portanto, ser feito puramente com base em testes e ou escalas de avaliação.

Avaliações de ordem psicológica, fonoaudiológica e pedagógica são importantes para uma avaliação global do indivíduo.

Recomenda-se utilizar um instrumento de avaliação adicional para identificar a presença de Retardo Mental (RM). Na maioria dos casos de autismo (70% a 85%), existe um diagnóstico associado de RM que pode variar de leve a profundo.

A incidência de epilepsia nos indivíduos com autismo varia de 11% a 42%.

Convulsões podem desenvolver-se, particularmente, na adolescência.

Exames

O diagnóstico do autismo é feito clinicamente, mas pode ser necessário a realização de exames auditivos com a finalidade de um diagnóstico diferencial.

Outros exames devem ser considerados não para diagnóstico, mas com a finalidade de se realizar um bom tratamento. São eles: ácidos orgânicos, alergias alimentares, metais no cabelo, perfil ION, imunodeficiências, entre outros.

--------***-----------------------***-------------------------***----------------------

Vou parando por aqui para não estender muito o tpc, mas isso já esclarece bastante coisa.
Quem quiser saber mais sobre a doença pode acessar o link de onde tirei isso.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Autismo

Ou no site da ABRA (Associação Brasileira de Autismo)
http://www.autismo.org.br/

Sisters, pessoas que admiro com muito carinho:
bekofice, kamilasp, tatisanti, joice_g09, ericacov, mrssi01, paty_ctba, prieagatha, *Lisi**

Visite meu cantinho!
Gostou? Avalie!
Amo o Club VW!!
gabrielarl
Membro Platina
Membro Platina

Amigos.: 30 Tópicos: 83

Reputação
MensagemEnviada: 24 Abr 2010 19:42

Muito bom!

www.maeteigaderretida.blogspot.com

Sisters queridas: nekikinha e drigobi
anapaula28
Membro Diamante
Membro Diamante

Amigos.: 46 Tópicos: 24

Reputação
MensagemEnviada: 27 Abr 2010 10:17

meu filho de 4 anos tem Sindrome de Asperger, q esta associado ao autismo.
bjs

Minhas comadres queridas e meus afilhados lindos estão no meu quadro de anotações.
fabih_
Clube E-family
Clube E-family
Membro Elite
Membro Elite
Autor(a)
Autor(a)

Amigos.: 77 Tópicos: 101

MensagemEnviada: 29 Jul 2010 17:38

valcharcas escreveu:
bianicolas escreveu:
Muito bom o texto! Meu filho ainda não fechou o diagnóstico, mas tem características dentro do espectro autista..

Ps: Só esclarecendo: autismo não é doença, é uma síndrome, uma condição..

Beijos! =)

Bem observado Bianicolas. Quando eu assisti ao filme "Miracle of love" (em portugues: Meu filho meu mundo) eu vi que o autismo nao e uma doenca, e sim um estado. Filme lindo, eu recomendo! (ps: retrata uma historia veridica)

Bom saber meninas!
Assim temos a esperança de todo os casos serem reversíveis.
Beijos!
mi/wan
Clube E-family
Clube E-family
Membro Elite
Membro Elite
Autor(a)
Autor(a)

Amigos.: 64 Tópicos: 167

Reputação

Artigos de usuário
>>>mi/wan<<<
MensagemEnviada: 21 Fev 2011 15:25

obrigada pelas informações, estou aprendendo!

Mirella e Wanderlei amor eterno !
mi/wan
Clube E-family
Clube E-family
Membro Elite
Membro Elite
Autor(a)
Autor(a)

Amigos.: 64 Tópicos: 167

MensagemEnviada: 28 Fev 2011 15:07

ynad escreveu:
Estou triste com a possibilidade de meu filho ter essa sindrome, confusa e muito assustada e quanto mais leio a respeito mais esse medo aumenta, me ajudem por favor!

Sinto-me igualzinho a vc, amiga.
alinenv
Membro Prata
Membro Prata

Amigos.: 18 Tópicos: 2

Reputação
MensagemEnviada: 02 Dez 2011 14:35

meu filho tem 3 anos e 10 meses,com 2 para 3 anos notei algo diferente(meus pais tambem,pois são psicologos),ele amava girar os objetos,eu achava ele hiperativo,não falava e interagia pouco, entrou na escola com 2 anos,pois comecei a trabalhar e achava que iria ser bom para ele estar com outras crianças.
A pediatra dizia que estava tudo bem,pois cada criança tem seu tempo.
Mas em julho deste ano quando sai do emprego,ainda não estava satisfeita...decidi me dedicar mais a esse assusto,começei a terapia com o Gu,levei ele a Fono as duas achavam melhor eu leva-lo ao Neuro-pediatra,que é tambem psiquiatra infantil e pediatra,ele me disse o seguinte:não ha como ter um diagnostico fechado e rotular,mas devemos estar sempre atentos pois quanto antes ver algo e tratar é melhor,essa idade é muito boa,e com tratamento a evolução é otima,ele tem ATRASO DE DESENVOLVIMENTO GLOBAL,com ESPECTRO autista,pois tem duas leves caracteriscas da sindrome que é o atraso da fala e a pouco interação.o gu fez exames eletro...deu tudo normal,porem como ele a essa altura ja estava muito agressivo,irritado,agitado,sem dormir,sem se concentrar na escola,sem noção nenhum de perigo,parecia não me escutar,e muitas outras caracteristicas.estava muito dificil..
Começou a tomar Risperdal em setembro que o Dr, passou 2 gotas de manha e 4 a noite,para ele se concentrar melhor,dormir melhor..etc.Realmente foi surpreendente,esta mais calmo, a cada dia uma palavra e frase nova,vai a fono e psicologa na escolinha brinca mais com os amiguinhos,quando eu chamo ele atende de 1°,consegui finalmente desfraldar xixi,coco e noturna,vai ao banheiro sozinho (vou atras dele para limpa-lo,claro)estou muito feliz.
Ele é mais "avançado" nas letras e numeros.sabe escrever o nome dele,conta ate 50,sabe todo o alfabeto desde os 2 anos.
se ha mais alguma informação que eu possa passar é so falar,pois são muitos detalhes e fases que passei ate agora....
Mominboots
Membro Diamante
Membro Diamante

Amigos.: 42 Tópicos: 30

Reputação
MensagemEnviada: 05 Dez 2011 22:01

Meu filho com 3 anos, na época, foi 'diagnosticado' pela tia da creche como autista, eu me desesperei e fui no neuro, pois ele parecia apresentar algumas características...
Resultado, ele não é autista.
Acho muito bom a gente sempre ler e estar atenta a tudo que acontece com nossos filhos, como a amiga disse é bom ver desde cedo.
bj

alinenv
Membro Prata
Membro Prata

Amigos.: 18 Tópicos: 2

MensagemEnviada: 05 Dez 2011 22:39

oi Mominboots td bem?

citei o meu caso do acima do seu comentario,e gostaria de saber se seu filho possuia algum atraso de fala,ou menos interação na epoca (3 anos) ?(que é o caso do meu filho)
Que atualmente que esta evoluindo muitooooo, atraves da fono e da psicologa.
O Caso do gu é espectro autista(sem diagnostico fechado)
Diz a fono dele que ela teve casos parecidos com o do gu,que a criança evolui bem e agora maiorzinho interage e fala normalmente,como se nunca tivesse apresentado sintomas,mas tambem não garantiu que o sera a mesma coisa com o gu...
Obrigada....
Mominboots
Membro Diamante
Membro Diamante

Amigos.: 42 Tópicos: 30

MensagemEnviada: 06 Dez 2011 08:49

Oi Aline,
meu filho tinha atraso na fala sim e não interagia muito com as outras crianças na escola, mas quando estava com 1 ou 2 amiguinhos ele até brincava um pouco.
Quando chegamos em Londres ano passado em junho, ele estava com 3 anos e meio e falava bem pouco, era bem frustante. Eu matriculei ele em uma escola aki e ele simplesmente amou, apesar de ser tudo em inglês.
Isso já me deixou muito animada pq no Brasil ele já havia frequentado 2 escolinhas e não gostava nem um pouco.
Pra te resumir...as profas aki encaminharam ele pra fono em outubro e no final de março deste ano ele foi liberado, pq já tava falando muito em português já correto e interagindo com outras crianças que participavam das consultas com ele.
Agora ele participa de um grupo para desenvolver a motricidade fina e o corpo (escrever, manusear pequenos objetos, pular em uma perna só, rolar...) ter controlo com o próprio corpo.
Ele teve uma consulta com a neuropsicóloga em julho deste ano e ela disse que ele está atrasado em relação as outras crianças pq não foi proporcionado a ele ambiente adequado pra que ele se desenvolvesse.
Eu tb faço muito trabalhinhos com ele em casa, e estimei muito a fala contando histórias e pedindo que ele recontasse pra mim.
Eu posso te passar mais dicas, posso procurar no relatório dele e te escrever novamente.
Eu nunca ouvi falar neste diagnóstico 'espectro autista' interessante...
hj o Bernardo tem quase 5 anos e fala português corretíssimo (e fala amiga...tudo q ele não falou...), até conjugações corretas dos verbos e tá aprendendo inglês, já fala frases.
Te escrevo mais, pode ir perguntando...

Mostrar os tópicos anteriores:   
Página 1 de 3 >> Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página1, 2, 3  Próximo
   Índice do Fórum >> Crianças Especiais

Download Tópico

Ir para:  

Similar Tópicos
Tópico Fórum Respostas Enviada
Não há mensagens novas autismo e andar Crianças Especiais 0 19 Mai 2012 00:52 Exibir a última mensagem
Não há mensagens novas Sindrome de asperger/ autismo de alto... Crianças Especiais 4 30 Abr 2012 18:40 Exibir a última mensagem
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder Tabagismo na gravidez pode aumentar r... Arquivo de Tópicos 0 28 Abr 2012 06:00 Exibir a última mensagem
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder Obesidade na gravidez aumenta risco d... Arquivo de Tópicos 0 26 Abr 2012 06:00 Exibir a última mensagem
Não há mensagens novas Obesidade da mae = autismo no bebe... Bebezões 2 18 Abr 2012 08:42 Exibir a última mensagem
Não há mensagens novas Bebê de 02 meses, pode ser autismo? a... Crianças Especiais 8 16 Abr 2012 15:52 Exibir a última mensagem

Artigos dos Usuários
Os mais novos

Sinais de problemas na gravidez
Autor(a): alevaz

Será que vou dar conta?
Autor(a): pri amor

Como ser uma boa mãe
Autor(a): patbar

Chegou a hora de ir para escola, e agora?
Autor(a): pri amor

Para ser sempre positivo
Autor(a): gals2

Artigos dos usuários

Sugestões de Suplementos Alimentares
Autor(a): ryanoseeho

PRUDÊNCIA NO TRÂNSITO
Autor(a): nal

Todo político é corrupto!
Autor(a): kkazinha

COMO DIVULGAR SEU SITE NA Internet
Autor(a): parra123

Vivendo um verdadeiro milagre
Autor(a): lucivida

Últimas notícias nos Blogs
Os mais novos

Blog: pri_martins
Mais um ultra....

Blog: dhaventura
Novidades em breve! Reciclando Berço e Luzes de Na...

Blog: pri_martins
Olá!

Blog: anunes
Manual do Desfralde: Será que meu bebê já está pro...

Blog: patsilva
Um pouquinho de mim.

Mulheres saudáveis podem levar mais de um ano para...

Blog: deiafidalg
8ª Semana de Gestação

Blog: Lening
Ar Seco e Doenças Respiratórias

LUTO: Perdi meu bebê as 24 semanas!

Blog: Tamy23M
Triste!