Meu Mural
  Feed de notícias
  Tópicos favoritos
  Mais opções...(clique)
É Gratuito, é Divertido e Seguro!

Índice do Fórum   Gravidez Parto Normal Área publicamente visível

[Texto] Lidando com a Dor do Parto

Autor Mensagem
jeh tiemy
Membro Diamante
Membro Diamante

Amigos.: 47 Tópicos: 102

Reputação
MensagemEnviada: 17 Fev 2012 12:54

Lidando com a Dor do Parto

ELEMENTOS E RECURSOS

Apoio – pode ser obtido do companheiro, mãe, amiga, doula ou uma combinação dessas pessoas. Não sentir-se solitária nesse momento tão importante e intenso, ser cuidada com massagens, carinho e informações, tudo isso pode ser uma grande ajuda na travessia do processo do parto. É importante que você confie nas pessoas que estão a sua volta, que perceba a sintonia entre todas elas e sua genuína intenção de estarem te auxiliando no bom êxito do seu trabalho de parto. Deve haver compreensão, paciência, competência e respeito para com seus ritmos e tempos.

Silêncio, privacidade e ambiente discreto – não ter que falar durante as contrações, não ter que ouvir conversa paralela, ou vozes alteradas de comando, até sons de ambientes vizinhos, não ter pessoas entrando e saindo o tempo todo, tudo isso ajuda no trabalho de parto.

Iluminação – para a maioria das mulheres, um ambiente na penumbra ou na meia luz é mais propício ao relaxamento. Você pode fechar cortinas, usar abajures, lâmpadas mais fracas, etc..

Música – para algumas mulheres a música é relaxante, para outras pode ser fonte de perturbação. O importante é que cada mulher escolha se quer ou não quer música, quando e quais músicas devem ser tocadas durante o trabalho de parto.

Velas, aromas, cores – o uso de outros elementos ambientais podem ser muito importantes individualmente. Aromas, incensos, velas, luzes de cores especiais, enfim, todo recurso ambiental é válido e não deve ser desprezado, desde que seja de escolha da parturiente, e que seja disponibilizado nos momentos e intensidades desejados por ela.

Posicionamento – algumas posições servem para corrigir apresentações inadequadas do bebê, podem aumentar o fluxo sanguíneo do útero ou podem dar mais conforto. Embora bastante óbvio, é comum médicos ou regras hospitalares restringirem a posição da parturiente, deitada de lado durante o trabalho de parto ou de costas na hora da expulsão.

Mobilidade – auxilia na mobilidade dos ossos da bacia e diminui o tempo de trabalho de parto. Também é óbvio, mas da mesma forma é comum as mulheres terem que passar o trabalho de parto deitada em macas em salas de pré-parto.

Massagem – os impulsos nervosos gerados pela massagem em determinadas regiões do corpo vão competir com as mensagens de dor que estão sendo enviadas ao cérebro, reduzindo as sensações de dor. São impulsos nervosos diferentes, competindo pelos mesmos receptores do cérebro. Essa massagem deve ser aplicada nos pés e mãos e funcionam como a técnica de contra-pressão (feita nas costas, durante a contração, na altura da borda superior da bacia). Massagens aplicadas nos ombros e pescoço são melhores entre as contrações e ajudam a relaxar. Já a massagem suave na barriga, braços e pernas dá a sensação de apoio físico e companheirismo. Todas têm grande valor.

Respiração – embora ninguém se "esqueça" de respirar, existem técnicas que ajudam a aumentar a oxigenação durante as contrações e o relaxamento durante os intervalos. Basicamente, entre contrações a respiração deve ser calma e profunda, propiciando maior relaxamento. Durante a contração, usa-se uma respiração mais acelerada, começando lenta e ficando mais curta e rápida no auge da contração (como cachorrinho), voltando aos poucos a ficar mais profunda e longa conforme a contração vai se dissolvendo. Essa respiração aumenta a oxigenação. Embora essas sejam dicas úteis para o parto, a adaptação varia de mulher para mulher e ao longo do trabalho de parto. Não exitem regras fixas, mas muitas mulheres se sentem bem ao receber essas dicas das pessoas que a estão acompanhando. Outras mantêm indutitivamente um ótimo ritmo respiratório, sem necessidade de auxílio.

Uso da água – um recurso importante, nas suas variadas formas. O chuveiro morno sobre as costas é relaxante e diminui a sensação de dor. Não há limite de tempo para a mulher permanecer no chuveiro. A água muito quente pode causar alguma queda de pressão. As banheiras comuns ou de parto também são relaxantes, podem fazer diminuir o inchaço, e diminuem a sensação de dor. O ideal é que a imersão seja feita quando a dilatação já atingiu 5 ou 6 cm, para que não haja desaceleração do trabalho de parto. Saiba mais sobre o parto na água e o uso da água no trabalho de parto.

Relaxamento – a importância do relaxamento está em não permitir que você e seu corpo lutem contra a dilatação ou contra as dores por ela provocadas. Essa luta provoca tensão, que por sua vez desacelera o trabalho de parto e provoca mais dor. É assim que o relaxamento permite que seu útero faça o trabalho. Relaxar significa entre outras coisas se desconectar dos pensamentos ruins, das preocupações, do mundo exterior. A prática da meditação durante a gravidez facilita o relaxamento na hora do trabalho de parto.

Visualização – para muitas mulheres esse recurso é importante, pois promove o relaxamento e diminui as tensões. A parturiente pode visualizar o bebê descendo pela bacia, o bebê saindo de dentro dela, seu colo se abrindo, água caindo, coisas ficando pesadas e pendentes, enfim, tudo o que tenha uma simbologia de descida e abertura.

TERAPIAS CLASSIFICADAS COMO ALTERNATIVAS

Apesar de não estar entre as terapias "cientificamente comprovadas", têm sido largamente empregadas por diversos profissionais com resultados excelentes.

Homeopatia - Existem vários recursos em homeopatia para o trabalho de parto, para auxiliar no relaxamento, na dilatação, na indução e aceleração.

Acupuntura – pode ser usada para alívio da tensão, indução e aceleração do parto.

Cromoterapia - relaxa durante as contrações e suaviza muito as sensações fortes da expulsão, quando aplicada diretamente sobre a vulva.

Terapia Floral - abaixa o nível de ansiedade, ajuda a lidar com o medo, tranquiliza e acalma, permite uma percepção mais aguçada, reforça a resistência física e emocional

Essas são apenas algumas das sugestões. Existem aparatos interessantes como a bola suíça, uso de óleos vegetais específicos, objetos familiares à parturiente. Preparação para o parto, leitura de livros, conversas com outras mães, também são ótimas opções. Tudo é válido quando o objetivo é proporcionar uma rica experiência de parto, que possa inaugurar com chave de ouro uma nova fase para a família envolvida.

Ana Cris Duarte
Amigas do Parto

Casa de Parto - Casa Angela http://www.casaangela.org.br/

"Quando é que vamos nos dar conta que nosso foco não deve ser combater as cesarianas desmedidas e abusivas, mas melhorar a assistência ao parto de tal forma que escolher uma cesariana para ter um filho tornar-se-á a mais tola das decisões?" - "Maximilian"

"Humanizar o nascimento é restituir o protagonismo à mulher. Isso implica uma série de responsabilidades compartilhadas. Não há como ser protagonista e ter uma posição subalterna no terreno das decisões. Não existe protagonismo sem voz e sem vez. É impossível ser agente do próprio destino quando as convicções são débeis e a atitude é frágil. Empoderamento não é um “slogan” apenas; é uma espécie de “levante pela autonomia”, uma revolução cultural em nome da liberdade. " Dr. Ricardo Hebert Jones
nati91
Clube E-family
Clube E-family
Membro Elite
Membro Elite

Amigos.: 74 Tópicos: 38

Reputação
MensagemEnviada: 17 Fev 2012 13:25

Vc como sempre trazendo ótimos textos pra gente.
mt obrigado por compartilhar, ter alguém de confiança ao nosso lado em um momento tão importante faz toda diferença.

RG do EM1339

RG do CA 155
jeh tiemy
Membro Diamante
Membro Diamante

MensagemEnviada: 17 Fev 2012 15:08

nati91 escreveu:
mt obrigado por compartilhar, ter alguém de confiança ao nosso lado em um momento tão importante faz toda diferença.

Imagina Nati...soh to retribuindo em um lugar onde aprendi muuito tb!!
e obrigada sempre por responder se não a gente não sabe se vcs estão gostando...rs
Marinana
Clube E-family
Clube E-family
VIP Honorary
VIP Honorary

Amigos.: 440 Tópicos: 135

Reputação
MensagemEnviada: 18 Fev 2012 06:31

jeh tiemy escreveu:
nati91 escreveu:

Imagina Nati...soh to retribuindo em um lugar onde aprendi muuito tb!!
e obrigada sempre por responder se não a gente não sabe se vcs estão gostando...rs

se possivel podia me avaliar como ++ ???
as meninas do PC me encheram de -- Sad

bjss

Nao é permitido pedir avaliaçao!

Nao foram so as meninas do pc que te negativou vc tem sido negativada pelo humor negro, piadinhas e tentativa de catequizar as meninas com sua escolha de parto, nao respeitando a opçao das outras mamaes, isso tem cansado as mamaes tanto de pn como pc, pelas suas indiretas, e tiraçao de onda. Vi muitos comentarios e reclamaçoes nos feeds a respeito de suas cirticas ao pc por ai. Mesmo quem faz pn nao gosta. Afinal todas nos podemos ser surpreendidas no fim da gestaçao com qualquer tipo de parto...

depois dos negativos vc vem postando textos bons, resolveu participar ate no forum de de pc, melhorou sua participaçao, ta respeitando a escolha dos outros. Continue assim que muitas avaliaçoes receberá devido a excelente contribuiçao no e-family. Espero que poste para ajudar e nao ta em busca de recuperar pontos perdidos...

Quanto a esse texto, gostei muito! Obrigada por compartilhar!

beijos

Postar UP ou MAIS ALGUEM sem antes agradecer as respostas é falta de educaçao e consideraçao com quem te ajudou.

Deus é fiel!!! Apos 4 perdas estou grávida! Toda honra e gloria a ti amado Deus!

Minha filhota!
http://www.youtube.com/watch?v=Kx9TNkHWvgg&feature=youtu.be
jeh tiemy
Membro Diamante
Membro Diamante

MensagemEnviada: 18 Fev 2012 08:50

Citação:
Nao é permitido pedir avaliaçao!

Nao foram so as meninas do pc que te negativou vc tem sido negativada pelo humor negro, piadinhas e tentativa de catequizar as meninas com sua escolha de parto, nao respeitando a opçao das outras mamaes, isso tem cansado as mamaes tanto de pn como pc, pelas suas indiretas, e tiraçao de onda. Vi muitos comentarios e reclamaçoes nos feeds a respeito de suas cirticas ao pc por ai. Mesmo quem faz pn nao gosta. Afinal todas nos podemos ser surpreendidas no fim da gestaçao com qualquer tipo de parto...

depois dos negativos vc vem postando textos bons, resolveu participar ate no forum de de pc, melhorou sua participaçao, ta respeitando a escolha dos outros. Continue assim que muitas avaliaçoes receberá devido a excelente contribuiçao no e-family. Espero que poste para ajudar e nao ta em busca de recuperar pontos perdidos...

Quanto a esse texto, gostei muito! Obrigada por compartilhar!

beijos

Desculpe, flor não sabia que não podia pedir!

Olha jah expliquei varias vezes, coisa que não precisaria fazer, mas fiz pq odeio deixar uma imagem de mim que não sou!

Minha intenção nunca foi causar a discordia. Idependente do tipo de texto, a intenção era um "presta atenção", e nunca uma ofensa!
Mas não foi assim a repercusão naum eh mesmo?!
Portanto jah parei com isso por aki no EF...
mas nunca vou parar de levar ajudar pra quem quer sobre PN!

Minha amigas querem morrer por eu ainda estar aki e ainda continuar insistindo..

mas eu naum vou sair daki de jeito nenhum, e se é pra ficar que seja tudo na PAZ!!!

Vamos, dizer que mudei minha tatica...rs

Não adianta enfiar o PN na cabeça, não funciona!!!

Portanto a partir de agora meus textos serão soh artigos, textos...

Tudo para informação....porém sobre PN soh vou postar aki, onde eh o lugar de se falar sobre PN!!!!

obrigada por responder com sua sinceridade!!

bjss
mary2309
Membro Platina
Membro Platina

Amigos.: 35 Tópicos: 22

Reputação
MensagemEnviada: 20 Fev 2012 16:03

gostei muito do seu texto...

PARABENSSSS.... se tudo der certo terei PN! Se Deus quiser....

obrigada por compartilhar!

sammy2102
Membro Prata
Membro Prata

Amigos.: 5 Tópicos: 13

Reputação
MensagemEnviada: 21 Fev 2012 11:30

Obrigada por compartilhar.

kamila_
Clube E-family
Clube E-family
Membro Ouro
Membro Ouro

Amigos.: 81 Tópicos: 14

Reputação
MensagemEnviada: 21 Fev 2012 17:31

legal...
mas o importante é estar focada...pq doer vai doer mesmo!

bjus

Não importa o que as outras pessoas falem de você, o importante é que você continue sendo a pessoa que sempre foi. Se mudar mude para melhor.
Amo vcs, minha verdadeiras amigas virtuais e por isso estou de volta!

antigo nick kamilasp
elkexavier
Membro
Membro

Ainda não tem. Tópicos: 0

Reputação
MensagemEnviada: 23 Fev 2012 11:50

Seu texto eh legal...só não sei onde dá pra fazer tudo isso....

jeh tiemy
Membro Diamante
Membro Diamante

MensagemEnviada: 23 Fev 2012 12:32

elkexavier escreveu:
Seu texto eh legal...só não sei onde dá pra fazer tudo isso....

obrigada flor

o unico lugar garantido que vc conseguirá tudo isso é em casa, ou seja em uma parto domiciliar.

porém algumas como eu não tem dinheiro pra bancar um PD ou não se sentem seguras...

Dai com um GO humanizado e uma Doula, da pra conseguir isso em uma maternidade que tenha a sala de parto LDR, onde se ouvi musica, tem aromoterapia, musica, banheira...

bjss

Mostrar os tópicos anteriores:   
Página 1 de 1 >> Todos os horários são GMT - 2 Hours
   Índice do Fórum >> Parto Normal -> Gravidez

Download Tópico

Ir para:  

Similar Tópicos
Tópico Fórum Respostas Enviada
Não há mensagens novas mensagem ESTAR GRÁVIDA É.... ( LINDO ... Assuntos Gerais Gravidez 7 22 Mai 2012 17:12 Exibir a última mensagem
Não há mensagens novas Cinta pos parto Gestantes no Terceiro Trimestre 18 22 Mai 2012 16:15 Exibir a última mensagem
Não há mensagens novas Madrinha após parto Gestantes no Segundo Trimestre 17 22 Mai 2012 14:01 Exibir a última mensagem
Não há mensagens novas Abertura colo 23 semanas, parto 27 se... Complicações e tratamentos 2 22 Mai 2012 07:35 Exibir a última mensagem
Não há mensagens novas que video emocionante, que parto lind... Espaço Mulher 10 21 Mai 2012 18:19 Exibir a última mensagem
Não há mensagens novas Parto Cesaria (EDITADO) Gestantes no Segundo Trimestre 0 21 Mai 2012 14:07 Exibir a última mensagem

Artigos dos Usuários
Os mais novos

Feliz Aniversário !
Autor(a): patbar

Não posso ouvir
Autor(a): lumacira

Cidadania italiana: como tirar sua dupla nacionalidade
Autor(a): beppe

Meu bebê possui pés tortos
Autor(a): daisy2012

Amor em forma de gente
Autor(a): lumacira

Artigos dos usuários

GORDO OU MAGRO?!!!
Autor(a): val sf

O Amor Tudo Vence
Autor(a): oxigenio

Tema Musical Personalizado Para Bebê Que Chega
Autor(a): paulosilva

Como saber se seu leite é suficiente
Autor(a): talitaey

Mitos e Verdades na saúde
Autor(a): andrebarbosa

Últimas notícias nos Blogs
Os mais novos

Blog: anunes
Corioamnionite: Gravidez de risco!

Blog: Lening
Chá para Rinite Alérgica -

Blog: deiafidalg
9ª semanas de gestação

Blog: pri_martins
E o mundo volta ao normal....

Mais um ultra....

Blog: dhaventura
Novidades em breve! Reciclando Berço e Luzes de Na...

Olá!

Manual do Desfralde: Será que meu bebê já está pro...

Blog: patsilva
Um pouquinho de mim.

Mulheres saudáveis podem levar mais de um ano para...