lica_df
Membro Ouro 

Amigos.: 10 Tópicos: 15
 |
Enviada: 26 Fev 2011 07:59 |
|
|
A partir do momento que a gente engravida, começa a se questionar sobre o tipo de parto que fará. Achei legal compartilhar com vocês as minhas impressões do parto, para facilitar a escolha ou mesmo para prevenir surpresas, como foi no meu caso!
Então... Lá vai:
Anestesia: Fiz a anestesia raquidiana e, particularmente, achei tranquila. O anestesista dá umas três picadinhas nas costas (da um incomodozinho, mas não chega a doer) e logo as pernas começam a esquentar e depois formigar, até não as sentirmos mais. Essa acho que foi a parte da anestesia que mais me angustiou: o fato de tentar mexer as pernas e não conseguir! O que fiz na hora para superar esse incomodo: parei de tentar mexer as pernas e fingi que estava tudo normal! rs.
O efeito da anestesia passa muito rápido. Quando saí da sala de cirurgia, já estava mexendo os dedos dos pés e, logo após, as pernas. O efeito acaba bem rápido mesmo.
A cirurgia: Pouco depois que a cirurgia começa, o bebê já eh retirado! Rapidinho a gente ouve o seu chorinho... Durante a cirurgia, por causa dos procedimentos cirúrgicos, algumas vezes a gente sente o corpo da gente balançar na maca, é normal. No meu caso, o médico ia explicando o que estava fazendo, então não me preocupei com os “solavancos”. Acho que a cirurgia toda dura mais ou menos uns 40 minutos. Não senti dor, nem incomodo algum durante o procedimento, mas já ouvi algumas mulheres dizerem que sentiram falta de ar e pressão no peito. Eu não senti nada!
Depois da cirurgia:
Gases: No meu caso, meu médico me recomendou que, assim que eu recebesse a anestesia, tentasse falar o menos possível para evitar a formação de gases. Para mim foi muito difícil ficar absolutamente quieta! Quando você sai da cirurgia com seu bebezinho e encontra sua família toda te esperando, o que você mais quer é falar, contar como foi, elogiar o bebê, etc. Resultado: tive gases e incomoda muito mesmo porque eles pressionam o local sensível dos pontos. Tomei muito luftal na maternidade para ajudar, mas, ainda assim, fui para casa cheia de gases.
Xixi: Mesmo tomando três ou quatro tubos de soro, passei um dia inteiro sem conseguir fazer xixi. Fazia força e não saia nada. O médico disse que é absolutamente normal. No dia seguinte ao parto, consegui, mas se não tivesse conseguido, os enfermeiros iriam colocar uma sonda.
Quanto ao “número dois”: Me encheram de tamarine na maternidade para ajudar o intestino a funcionar. Não conseguia fazer força por causa dos pontos, e ele só funcionou em casa, dois dias depois.
Sangramento: depois do parto (seja cesariana, seja normal), ficamos com um sangramento por alguns dias, como se estivéssemos menstruada. No meu caso, o sangramento durou uns quatro dias.
Coceira e frio: depois que o efeito da anestesia passou, senti coceira no corpo e frio. Dura algumas horinhas.
Recuperação: A gente fica um pouco debilitada logo após a cesariana. O abdômen dói para tossir e ate para rir mais forte. Precisa de ajuda para levantar da cama, pegar objetos no chão, etc. Mas, a recuperação eh incrivelmente rápida! Cada dia que acordo, me sinto melhor. Quando fui tirar os pontos, 10 dias após a cirurgia, o médico já me liberou para dirigir, caminhar e fazer tudo que eu me sentisse apta. E realmente, com dez dias voltei a fazer a maioria das coisas que fazia antes. Claro que é preciso um pouco de cuidado e não exagerar (o médico pede para não fazer esforço grande, como por exemplo, musculação. Isso até 40 dias após o parto..). Hoje meu bebê está com 20 dias e eu me sinto ótima.
A cicatrização do corte é rápida e meu médico indicou uma pomada chamada Kelo Cote para passar e evitar quelóides. Ele me indicou usar por 6 meses. Estou usando cinta pós parto também, que ajuda muito. Ela dá segurança para fazermos as coisas, principalmente nos primeiros dias, em que estamos mais sensíveis. Vale a pena comprar.
Remédios: Tive que tomar antibiótico, anti-inflamatório, tilenol e luftal por uma semana.
São essas as principais coisas que me lembrei! Espero ter ajudado. Beijos a todas.

|
|
 |
ana_llima
Membro Bronze 

Ainda não tem. Tópicos: 2
 |
Enviada: 26 Fev 2011 08:08 |
|
|
|
Muito obrigada pelos esclarescimentos. Eu queria muito ter PN, mas acho que vai ser cesárea mesmo, pois meu bebê tá laçado e não quero correr nenhum risco. Adorei todo o relato, pois assim saberei tudo que irá acontecer. E que a recuperação pode não ser tão ruim assim como dizem.
Fica com Deus.
Bjos.
|
|
 |
*Cami*
Membro Platina 

Amigos.: 45 Tópicos: 50
 |
|
 |
lica_df
Membro Ouro 
Amigos.: 10 Tópicos: 15
|
Enviada: 27 Fev 2011 16:53 |
|
|
|
É isso aí! Acho que fica mais fácil encarar a cirurgia se já soubermos tudo que nos aguarda!!!!
|
|
 |
on
Membro Diamante 

Amigos.: 5 Tópicos: 5
 |
Enviada: 27 Fev 2011 22:50 |
|
|
|
o meu tabem foi cesaria
|
|
 |
lissrick
Membro Ouro 

Amigos.: 5 Tópicos: 1
 |
Enviada: 28 Fev 2011 22:15 |
|
|
|
Olá!!!
Mamães, fiquee tranquila quanto ao parto cesareo, realmente não é um pé de 7 cabeças comos muitos dizem.....não sei antigamente né....mas atualmente é super tranquilo, confesso que tinha medo, mas depois vc vê que não é nada dmais....
Sangrament, eu sangrei praticamente 1 mês, claro que foi diminuindo né.
A pomada que usando e vou usar por 2 mes é CONTRACTUBEX.
e realmente a CINTAA ajudaa muito como ela relatou acima. ela lhe deixa super segura....vale mesmo realmente comprar.
Parabéns pela iniciativa ao tópico, é otimo para as mamães que tem dúvidas quanto ao procedimento e até medo.
|
|
 |
nannie95
Membro Platina 

Amigos.: 35 Tópicos: 36
 |
Enviada: 09 Mar 2011 21:08 |
|
|
|
assino embaixo de tudo o que a autora disse. é bem assim mesmo!
|
|
 |
dri_milei
Membro Diamante 

Amigos.: 33 Tópicos: 22
 |
Enviada: 12 Mar 2011 19:49 |
|
|
|
òtimo relato!! +++ pra vc!!!
Fadinha de Luz da Anna Carolina da Sis Anna-es.
|
|
 |
cynthiagui
Membro Novo 

Ainda não tem. Tópicos: 0
 |
Enviada: 13 Mar 2011 00:20 |
|
|
|
a minha tambem foi super tranquila-não foi opcinal, minha bolsa rompeu, mas eu não tive nenhuma contração nem dilatção, nem recebendo medicamentos-não senti dores no pós operatorio, nem tive gases, senti falta de ar depois q o bb nasceu e por causa disso fiquei um pouco nervosa, minha pressao subiu um pouco e o anestesista me pos pra dormir. Mas a cirurgia em si, foi otima, o efeito da anestesia demorou um umas horas pra passar e é realmente angustiante não conseguir mover as pernas, mas o truque é como a autora falou, deixa pra lá, é passageiro.
boa sorte e não se angustiem com isso.
|
|
 |
marvalen
Membro Bronze 

Amigos.: 7 Tópicos: 7
 |
Enviada: 13 Mar 2011 17:58 |
|
|
|
Ótimo saber que as coisas não são tão terrríveis quanto parece, pois sempre sonhei com PN mas até agora não sinto nada e creio que de amanhã não passo, meu médico me pediu para ir para a maternidade amanhã de manhã já em jejum . . . Minha dúvida é como fica a descida do leite, já que será um procedimento cirúrgico????? Vocês que já passaram por isso quanto tempo demorou para o leite descer???? Pretendo amamentar exclusivamente pelo período que o pediatra detrminar e tenho receio que a cesárea atrapalhe isso de alguma forma . . .
|
|
 |
|
|
|
|
|
| | | | | | | | |