marinanemo
Membro Platina 

Amigos.: 29 Tópicos: 87
 |
Enviada: 05 Ago 2010 21:50 |
|
|
|
Meninas,
Resolvi abrir esse tópico pq venho refletindo sobre isso há muito tempo. Até que ponto as mulheres "alimentam" o machismo? Mas atenção! Não quero dizer em momento algum, que fique bem claro, que as mulheres são as únicas culpadas pelo machismo da sociedade. Quero apenas debater sobre a nossa contribuição para o que machismo se mantenha aí firme e forte.
Vou relatar aqui algumas situações que ja observei que considero machismo:
- Julgar as outras mulheres e taxa-las de invejosas, caso tenham alguma critica construtiva a fazer (ex: eu nao acho legal a superexposição de mulheres nuas na TV mas se critico me chamam de invejosa, qdo não é essa a questão)
- Criar os filhos homens como meninos mimados que nao podem lavar uma louça
- Comportar-se e vestir-se como um objeto sexual mas exigir ser tratada como uma executiva (não estou dizendo que uma mulher não possa ser sensual mas tem gente que exagera, especialmente em ambiente de trabalho. Na empresa em que trabalho ja vi meninas irem com a saia tao curta que quando se esticavam para pegar algo, aparecia até a calcinha - entenderam a diferença?)
- Aceitar ser maltratada por um homem e justificar dizendo que "homem é assim mesmo"
- E várias outras situações, quem se lembrar de alguma, favor complementar.
E vocês, qual a contribuição que vcs acham que as mulheres dão ao machismo?

|
|
 |
teracris
Clube E-family  VIP Honorary 

Amigos.: 67 Tópicos: 217
 |
Enviada: 05 Ago 2010 22:36 |
|
|
|
Na minha visão a maior contribuição vem de mães que criam seus filhos como reizinhos, que tudo podem, não ajudam em nada e ainda fazem comentários maldosos e críticos sobre outras mulheres. Seja pelo modo de vestir (particularmente acho que não temos nada a ver com as escolhas alheias), seja pela forma de viver a vida (falar mal de mulheres independentes que tem seus amores, etc), e levar o filho a acreditar que somente uma mulher com as qualidades da mãe dele é que servirá para ser sua esposa.
Tb acho que podemos não concordar com algo porém respeitar e sinceramente, instinto tem limite, os homens mexem com mulheres com roupas mais curtas ou decotadas por pura falta de educação e machismo e não porque a forma como ela se veste seja de verdade algo tão relevante. Se fosse assim nas culturas indígenas onde andam todos nús, seria um bacanau só.
Bjsss
|
|
 |
marinanemo
Membro Platina 
|
Enviada: 05 Ago 2010 23:12 |
|
|
|
Tera, eu concordo com vc. Mas quando falei de roupas provocantes, não estou falando de uma inocente mini saia ou um decote. To falando de exagero mesmo, tipo vestir para provocar em ambiente de trabalho (que é bem diferente de se vestir assim para sair a noite, por exemplo). Embora pareça um tratado feminista do tipo "visto o que quiser", eu vejo como um comportamento machista de se portar como objeto e tentar ser valorizada por isso.
Entao, a questão do tópico não são os homens e sim as mulheres, pq acho que pouco se discute isso, normalmente atribuímos diretamente a culpa somente aos homens. Mas o que eu quis abordar não foi o fato de o cara mexer ou não com a mulher por causa da roupa. E sim, o ponto de vista dessa mulher. E tb a roupa no local de trabalho foi um dos exemplos. E quero deixar claro que não sou nenhuma pudica que é contra roupa curta ou decotada, apenas acho que há lugares e horas certas para cada tipo de roupa. Mas a discussão não é sobre roupas.
Como vc falou, o ensinamento que se passa de mãe para filho é determinante na formação dos homens, e portanto, da sociedade.
|
|
 |
taís tina
Membro Platina 

Amigos.: 22 Tópicos: 32
 |
Enviada: 06 Ago 2010 00:20 |
|
|
|
Concordo com Teracris e também acrescento: Quando minha mãe se divorciou de meu pai, foi morar com minha avó. Meu irmão ajudava minha mãe em casa, quando foi morar com minha avó, ela não o deixava fazer nada, alegando que o trabalho de casa era "para mulher fazer e que a mulher devia servir o homem", eu me revoltava, porque sobrava para mim e minha mãe, não interferia, além disso, criou meu machista, preconceituoso e achando que deveria ser servido.
Graças a DEus, ele foi morar sozinho e depois casou,hoje é outra pessoa. Contei isso, porque acho que as próprias mulheres contribuem e muito para o machismo, e como disse a marinanemo, não somos exclusivamente culpadas, mas temos grande parcela de culpa.
beijos!
|
|
 |
tifany2009
Clube E-family  Super participante 

Amigos.: 157 Tópicos: 472
 |
Enviada: 06 Ago 2010 00:47 |
|
|
|
Amiga, na minha opinião é a criação.
Digo por experiência própria......meu marido foi criado como um reeeeeeei....nunca apanhou e sempre respondeu a mãe dele, q nunca fazia nada.Acho muito válido um tapinha na boca pra aprender a respeitar,e será assim com meu filho.
Hoje quem sofre,sou eu,pq como ela já se foi....o meu mrido não faz naaaaaaaaaaaaaaaaaaaada em casa e fala q serviço de casa é coisa de mulher.
Deus nem permite eu ficar numa cama doente, pq se depender dele,a casa da bicho.........
Então,como exemplo dele,vou criar meu filho pra ser homem.......
bjs
"Eu nunca amei alguém como eu te amei..."
Blog do Lipe
Sisters: Adrianema,**Dóris, Tatisanti,mari_2009, Iris alves , Nikaa, Liliancs, lisisantos,Pri-souza,Luciana33,Bia vieira,Nessa e le,Thayselaura,Gimylife,Tati-rsilv,isesousa,tati viana,s@ndr@,simone7247,Paula ale, Julys e Amoreira12
|
|
 |
rose dias
Membro Elite 

Amigos.: 107 Tópicos: 194
 |
Enviada: 06 Ago 2010 11:13 |
|
|
|
Tbm acho q roupa não tem nada a ver, pois adoro roupas curtas, provocantes, agora usar mini saia no trampo é demais....
A culpa é da criação, pq em casa meus irmãos não fazia nada e nós mulheres faziamos tudo se não apanhava....eu admiro minha vizinha q tem tres homens em casa e a ajudam desde pequenos e hj fazem até comida.
 CTEF 199

|
|
 |
rose_rj
Clube E-family  VIP Honorary  Autor(a) 

Amigos.: 385 Tópicos: 422
 Artigos de usuário >>>rose_rj<<< |
Enviada: 06 Ago 2010 12:04 |
|
|
| marinanemo escreveu: | Meninas,
Resolvi abrir esse tópico pq venho refletindo sobre isso há muito tempo. Até que ponto as mulheres "alimentam" o machismo? Mas atenção! Não quero dizer em momento algum, que fique bem claro, que as mulheres são as únicas culpadas pelo machismo da sociedade. Quero apenas debater sobre a nossa contribuição para o que machismo se mantenha aí firme e forte.
Vou relatar aqui algumas situações que ja observei que considero machismo:
- Julgar as outras mulheres e taxa-las de invejosas, caso tenham alguma critica construtiva a fazer (ex: eu nao acho legal a superexposição de mulheres nuas na TV mas se critico me chamam de invejosa, qdo não é essa a questão)
- Criar os filhos homens como meninos mimados que nao podem lavar uma louça
- Comportar-se e vestir-se como um objeto sexual mas exigir ser tratada como uma executiva (não estou dizendo que uma mulher não possa ser sensual mas tem gente que exagera, especialmente em ambiente de trabalho. Na empresa em que trabalho ja vi meninas irem com a saia tao curta que quando se esticavam para pegar algo, aparecia até a calcinha - entenderam a diferença?)
- Aceitar ser maltratada por um homem e justificar dizendo que "homem é assim mesmo"
- E várias outras situações, quem se lembrar de alguma, favor complementar.
E vocês, qual a contribuição que vcs acham que as mulheres dão ao machismo? |
Concordo com vc, e acho isso uma reflexao importante pra gente fazer mesmo.
bjs.
Bettina manda um beijinho para seu namorado virtual, o Nicholas!
Madrinha virtual: do Guilherme da gli (Angela), da Giovana da anunes, do Vinícius da cacausp, dos gêmeos Isabela e Diego da crisprinc
Sister da: cacausp, patycout, babalinha, nani_dantas, kauany, ae3m, lili1980, alebueno, aleca, Isis08, monicamãe, *ju*, maristelag, frankcond, karon, lolitta, June, floralface, isesousa, chik*benhe, nat82, maarisa e ninanew.
**Podi: J23** / **CA: 143** / **CI: 6** / **CE: 110**
|
|
 |
teicana
Membro Platina 

Amigos.: 22 Tópicos: 201
 |
Enviada: 06 Ago 2010 17:24 |
|
|
|
Amiga creio que uma das melhores contribuições pra melhorar o machismo masculino é como nos mulheres hoje onde vemos o mundo tão moderno olharmos como estamos educando nossos filhos homens,acho isso fundamental,pois muitas vezes continuamos passando uma visão machista,acho maravilhosa a educação que minha sogra passou pra meu marido,ele nao sai do banheiro sem lavar sua propia cueca,ele passa a roupa dele numa boa se houver nescessidade,e olhe que ele vem de uma casa de muitas mulheres onde poderiam fazer tudo pra ele nas mãos,então tento o maximo passar pra meu filho noções de se virar na cozinha,ele vai fazer 13 anos mas ja frita um ovo,faz um mixto,se vira com um suco em fim tento nao dar tudo na mão como se isso foce uma obrigação feminina, e tambem creio que hoje a banalização da mulher como um objeto tambem torna os homens ainda machistas por acharem que é só pegar como eles falam,e elas nem estão ai creio que contribui pra continuar essa noção de home tem que ser pegador,o cumilão, outro absurdo que fico p... da vida e ouvir uma mulher falar de outra mulher ao volante "so pode ser mulher" nossa isso é de um machismo terrivel,creio que as mulheres são bem desunidas em algumas questões o que contribui muiiito.
|
|
 |
lilah*
Clube E-family  VIP Honorary 

Amigos.: 233 Tópicos: 195
 |
Enviada: 06 Ago 2010 18:48 |
|
|
|
Agora me lembrei de uma propaganda de uma marca de desodorantes para jovens. A propaganda tem duas versões assim como o produto: um para os meninos, e um para s meninas. Na propaganda do desodorante masculino o garoto usa o desodorante para que as meninas transpirem por ele, na versão feminina a garota usa o desodorante para transpirar pelos meninos.
Fiquei indignada!! Rss
Bom, mas respondendo o tópico...
É até irônico o que está acontecendo com as mulheres hoje. Lutaram tanto por independência, direitos iguais, isso e aquilo...mas parecem que não conseguem se valorizar, ainda.
Acho um retrocesso este tipo de mulher que usa o corpo para chamar atenção, nada contra ser sensual, mas existe hoje um exagero, um apelo sexual feminino desmedido. Muitos homens deixaram de valorizar a mulher por conta disso.
Independente disso, nós vivemos ainda num país essencialmente machista, onde a maioria das mães ainda dá mais liberdade a filhos homens, mantendo-os a parte de trabalhos domésticos, e o resultado são homens despreparados até mesmo para serem pais.
Este caso recente do goleiro Bruno mesmo, é uma prova de que o machismo existe por parte até mesmo das próprias mulheres.
|
|
 |
marinanemo
Membro Platina 
|
Enviada: 07 Ago 2010 13:40 |
|
|
| iris alves escreveu: | Agora me lembrei de uma propaganda de uma marca de desodorantes para jovens. A propaganda tem duas versões assim como o produto: um para os meninos, e um para s meninas. Na propaganda do desodorante masculino o garoto usa o desodorante para que as meninas transpirem por ele, na versão feminina a garota usa o desodorante para transpirar pelos meninos.
Fiquei indignada!! Rss
Bom, mas respondendo o tópico...
É até irônico o que está acontecendo com as mulheres hoje. Lutaram tanto por independência, direitos iguais, isso e aquilo...mas parecem que não conseguem se valorizar, ainda.
Acho um retrocesso este tipo de mulher que usa o corpo para chamar atenção, nada contra ser sensual, mas existe hoje um exagero, um apelo sexual feminino desmedido. Muitos homens deixaram de valorizar a mulher por conta disso.
Independente disso, nós vivemos ainda num país essencialmente machista, onde a maioria das mães ainda dá mais liberdade a filhos homens, mantendo-os a parte de trabalhos domésticos, e o resultado são homens despreparados até mesmo para serem pais.
Este caso recente do goleiro Bruno mesmo, é uma prova de que o machismo existe por parte até mesmo das próprias mulheres. |
OI, querida! Vc e a Anapuskas entenderam bem o que eu quis dizer sobre usar o corpo.Tb não tenho nada contra a mulher querer ser sensual, eu por exemplo, adoro me arrumar.
A questão é que não é só a criação. Algumas mulheres se comportam como objetos sexuais 24 horas por dia, vivem as suas vidas em função de agradar os homens (principalmente pela aparência), tratam outras mulheres como inimigas e concorrentes. Isso tb é uma forma de machismo e ao meu ver é uma das mais cruéis. Pois as mulheres estão ficando escravas da própria imagem e estão se tornando objeto de uso descartável, afinal elas envelhecem e os "reizinhos" as trocam por mais novas (que estão na fila fazendo de tudo para pular pra frente).
E nessa brincadeira, os caras ficam de fora e só se divertindo, vendo as mulheres concorrendo entre si para agrada-los e eles ainda podem escolher. E ninguem vê isso como machismo. E ainda temos que escutar perolas do tipo "mulher não é amiga de mulher..."
É isso que eu quis dizer em relação a aparencia. É claro que não sao todas as mulheres, deus me livre, senao o mundo seria um inferno. Mas está aí uma proliferação desses tipinhos inclusive na mídia que não fazem senão detonar a imagem da mulher e de todas as conquistas que alcançamos.
Qto à roupa quis dizer no ambiente de trabalho. Quem aqui trabalha em empresas pode reparar isso. Chega a ser hilário, aliás tragicômico. Teve uma que uma vez exagerou tanto mas tanto que o chefe dela mandou ela ir para casa trocar de roupa (ela foi com uma calça da Gang daquelas com o cós la embaixo, um saltão e uma blusa com decote e barriga de fora). Gente, e estou falando de uma empresa multinacional, de grande porte.
|
|
 |
|
|
|
|
|
| | | | | | | | |