sofia78

Ainda não tem. Tópicos: 1
 |
Enviada: 17 Jun 2008 14:36 |
|
|
|
Oi.
Em Janeiro deste ano foi-me diagnosticado um teratoma, ou seja, um cisto com cerca de 6,5cm e que será composto pelos restos embrionários da minha formação. Vai ser removido cirurgicamente e vou perder o ovário direito.
Alguém já ouviu falar de tal coisa? A minha médica diz que, em princípio, o outro ovário está ok, embora não seja bem visível, dado o tamanho colossal do cisto, e que eu poderei engravidar apenas com um ovário. Alguém aí só com um ovário que tenha engravidado sem problemas?
|
|
 |
vamedvet
Membro Diamante  Autor(a) 

Amigos.: 114 Tópicos: 68
 Artigos de usuário >>>vamedvet<<< |
Enviada: 17 Jun 2008 15:41 |
|
|
Oi amiga...minha mãe teve teratoma no ovário direito no ano de 1979-1980, foi retirado o ovário e visto na cirurgia que 2/3 do ovário esquerdo tb tinha o teratoma (tumor constituído por vários tipos de tecidos, podendo conter ossos, dentes, cabelos.... e que é mais frequente em testículos e ovários), retiraram esta porção do ovário e ela ficou com 1/3 do ovário apenas, os médicos disseram que ela tornaria-se infértil... porém em 1981 ela engravidou e 40 semanas depois nasceu essa pessoa chata que está a tc com vc...rs, sou a prova viva de que pode-se sim engravidar com 1 ovário ou menos...
Boa sorte torço por vc!!!
|
|
 |
sofia78
|
Enviada: 17 Jun 2008 16:05 |
|
|
|
Oi Valeska!
Obrigada pela tua resposta. Ao que parece, é possível engravidar mesmo só com um ovário ou até com metade mas, mesmo assim, é um pouco assustador. Eu casei há pouco tempo, tenho quase 30 anos e a vontade de ser mãe é enorme. Esta notícia não era nada do que eu esperava. Mas enfim, a vida é assim mesmo.
5ª feira vou fazer os exames do pré-operatório e depois é esperar 2 ou 3 meses para ser operada. E isso é o que mais me atormenta: a espera! O meu relógico biológico aqui num tic-tac maluco e eu à espera!
A médica proibiu-me de engravidar antes de retirar o cisto mas será que alguém já engravidou com uma coisa daquelas no ovário? Será que é possível isso acontecer?
|
|
 |
vamedvet
Membro Diamante  Autor(a) 
Amigos.: 114 Tópicos: 68
|
Enviada: 17 Jun 2008 16:15 |
|
|
|
é possível sim... agora falo como veterinária...rs, mas é muito arriscado, pois a quantidade de hormônio é muito baixa e o teratoma pode utilizar estes hormônios para se alimentar, ou seja o bb fica sem e vc pode acabar abortando... já vi isso acontecer em cadelas, e o ser humano é bem parecido neste ponto...
Sei que a espera é angustiante, ainda mais que qnt mais vc esperar mais arriscado vai ficar, mas Deus é sábio e vai lhe dar o melhor para vcs!!!
|
|
 |
sofia78
|
Enviada: 17 Jun 2008 19:12 |
|
|
Oi mais uma vez!
Já agora, não querendo abusar mas já abusando, depois de ser operada, você sabe quanto tempo tenho de esperar até poder começar a tentar engravidar? Há algum compasso de espera?
Andei a ler por aqui e vi que há imensa gente apenas com um ovário, algumas delas grávidas! Bem, não é um cirurgiazinha que me vai deitar ao chão!
|
|
 |
pamelabosc

Ainda não tem. Tópicos: 0
 |
Enviada: 31 Jul 2008 22:54 |
|
|
|
Olá mulheres com teratomas!!!..rs.r.sr.s
Bom, estava eu pesquisando novamente na net sobre TERATOMA, encontrei esse forum e achei ótimo!!! Vou contar meu caso... ou meus casos com essa coisinha de CISTO....rs.r.s
Em maio de 2006 retirei um teratoma por videolaparoscopia, media 14 x 9 cm, imagina o tamanho da minha barriga??? Não precisei retirar o ovário mesmo desse tamanho, mas minha médica (ótima!) me alertou que só iria ter certeza na hora da cirurgia. Não sentia nada....apenas qdo fiquei incomodada com o volume de meu abdome. Fui diagnostica e em duas ou três semanas fiz a cirurgia. 3 cortes pequenos no abdome baixo e um no umbigo (o maior). O pós-operatório é tranquilo, mas os gases são terríveis.
Após a cirurgia tive que ser acompanhada com ultrasons pélvicos (chatos!) e em maio desse ano de 2008 fui diagnosticada novamente com outro teratoma no mesmo lugar do anterior, só que medindo 6 cm. Consequencia: agendei nova cirurgia para outubro. Risco até lá: apenas de torção do ovário e incômodo. E minha médica, repito... ótima!... me disse que em último caso irá retirar meu ovário, pois tenho apenas 25 anos e ainda pretendo ter filhos, mas novamente, só na hora da cirurgia que terá certeza....se tiver que retirar um ovário, ainda tenho o outro que poderá me render alguns pimpolhos em breve! Apenas não deixar pra engravidar muito tarde porque a mulher já não é fértil para vida toda!!!
CONCLUSÃO: apenas sua médica irá saber se terá que retirar o ovário ou não, e por videolaparoscopia, pelo amor de Deus!!! Na maioria desse tipo de cisto são benígnos, se retirar apenas o cisto, poderá crescer outro no lugar (mas minha médica disse que isso é muito...mas muito difícil de acontecer)...e eu fui a sorteada!!! rs.r.s.r. Teremos filhos do mesmo jeito e rezemos para o outro ovário não apresentar o mesmo tipo de problema. O meu outro ovário é policístico!!.r.s.r.s
Deixo meus agradecimentos à minha médica!!! Muito obrigada pela preocupação!!!
Conto novamente com você!!!
|
|
 |
gathinhabr
Membro Bronze 

Amigo.: 1 Tópicos: 5
 |
Enviada: 21 Ago 2008 04:10 |
|
|
|
Amiga eu tive um teratoma aos 13 anos. O meu cisto era do tamanho de uma laranja, eu sentia tanta dor. Tive que operar, graças a Deus não perdi nenhum ovário e agora, com 24 anos, me descobri grávida. Coisa que eu duvidava por causa do cisto.
|
|
 |
lemodi
Membro 

Ainda não tem. Tópicos: 3
 |
Enviada: 22 Ago 2008 14:53 |
|
|
|
Olá Sofia!
Há dois anos tive um teratoma no ovário esquerdo. Fiz uma cirurgia e retirei o ovário esquerdo inteiro e parte do ovário direito. Fique tranquila pois assim como você fiquei com medo de não conseguir engravidar, mas hoje estou com 26 semanas de gestação.
Só demorei tudo isso por opção própria, pois usava o DIU, depois que retirei em 8 meses engravidei.
Fique tranquila.
Beijos
Mônica
|
|
 |
sofia78
|
Enviada: 03 Set 2008 11:29 |
|
|
|
Bem, voltei e sem teratoma!
Fui operada no início de Julho e retirei um teratoma com 180g e 9 cm no ovário esquerdo, ovário esse que também perdi. Tinha também um mioma grandinho na parte de trás do útero e que também retiraram.
E agora cá estou eu, exactamente dois meses depois da minha cirurgia, ainda em recuperação. Faço a minha vida normal, só ainda mal consigo apertar o botão das calças! Deixei de fumar, já engordei mas estou saudável!
A médica aconselhou-me a esperar mais 4 meses até começar nas tentativas para engravidar. Alguém aí foi operado e engravidou pouco tempo depois?
|
|
 |
milva

Ainda não tem. Tópicos: 0
 |
Enviada: 08 Set 2008 15:20 |
|
|
Olá, ontem fez um mês da minha cirurgia.
Eu tenho 33 anos, 01 ano de casada e tb quero muito ter filhos.
Meu médico que me acompanha há 18 anos foi quem me indicou cirurgia (não videolaparoscopia) e ele que me operou.
Meu tumor tinha 12 cm e tb estava me incomodando.
Minha maior preocupação era se poderia engravidar com um ovário só, e pelo visto, sim. Eu estou voltando a minha vida normal hoje, então a partir de hoje vou voltar a praticar...
Eu também fiquei extremamente triste com a notícia, ainda mais no começo, chorei várias vezes e fiquei muito depressiva. Hoje, estou bem melhor, mais animada e graças aos vários depoimentos de gente que teve o mesmo problema que eu e que tiveram sucesso em engravidar, fico muito mais feliz!
Obrigada a todas por dividir essa experiência e desejo muita saúde e sorte prá vocês!
| sofia78 escreveu: | Oi.
Em Janeiro deste ano foi-me diagnosticado um teratoma, ou seja, um cisto com cerca de 6,5cm e que será composto pelos restos embrionários da minha formação. Vai ser removido cirurgicamente e vou perder o ovário direito.
Alguém já ouviu falar de tal coisa? A minha médica diz que, em princípio, o outro ovário está ok, embora não seja bem visível, dado o tamanho colossal do cisto, e que eu poderei engravidar apenas com um ovário. Alguém aí só com um ovário que tenha engravidado sem problemas? |
|
|
 |
|
|
|
|
|
| | | | | | | | |