É seguro viajar de avião durante o meu primeiro e segundo trimestre?
Sim, o importante antes de viajar é ter uma consulta com o seu médico só por precaução.
Durante o primeiro trimestre, se você está sofrendo de enjôos, pode ser difícil enfrentar um vôo de longa duração.
Já o segundo trimestre (entre as semanas 14 e 27) pode ser a sua melhor época para viajar.
Você não tem mais enjôos, suas energias estão de volta e suas changes de um aborto espontâneo são mínimas. Você pode aproveitar o vôo para relaxar com uma boa leitura.
É seguro viajar durante o terceiro trimestre?
Desde que você não tenha complicações médicas, não está carregando gêmeos ou mais e
nunca teve uma gravidez prematura antes.
Você tem que verificar com a empresa aérea em que você deseja viajar se eles não fazem restrições quanto à sua gravidez.
Se você está viajando após o começo do sétimo mês, você provavelmente terá que assinar um termo de responsabilidade.
Eles não querem se responsabilizar e não querem de modo algum ter um parto dentro do avião. O que realmente não é o melhor nem para você, nem para o seu bebê.
E, também, mulheres grávidas não devem viajar em pequenos aviões sem pressurização.
Ao comprar a passagem, geralmente ninguém pergunta se você está ou estará grávida na data da viagem mas, na hora do check-in você pode ter que informar a data do parto e, se esta estiver muito próxima, você poderá ser barrada.
Para evitar esse tipo de imprevisto, tenha com você uma autorização por escrito do seu médico de que é seguro para você viajar e que você não entrará em trabalho de parto nas próximas 72 horas. Pelo menos se tudo correr bem.
Cada empresa aérea tem suas regras, por isso, não deixe de se informar antes da viajem.
E claro, há outros pontos que devem ser levados em consideração. Não é difícil de se sentir desconfortável em uma poltrona de avião, especialmente se sua barriga já está com um certo peso e tamanho.
A pressurização da cabine não faz mal ao meu bebê?
Não há evidências.
Como me sentir confortável?
Sentar por um longo período de tempo pode inchar, e muito, os seus pés e tornozelos e causar dormência em suas pernas. Não deixe de levantar-se para ajudar a circulação sanguínea.
Use meia-calça elástica própria para a gravidez para previnir varizes. Se possível, vista-a antes mesmo de se levantar da cama de manhã e fique com ela o dia inteiro.
Se houver assento(s) livre(s) ao seu redor, aproveite para elevar as suas pernas.
E não se esqueça de ingerir bastante água pois dentro do avião o ar é seco e você não quer terminar o seu vôo além de cansada, também desidratada.
Publicação: E-familynet.com