Participe em uma das maiores comunidades, é divertido e é totalmente gratuito! +600.000 pessoas já estão participando.
2050 usuários online no momento.
Participe em nossa comunidade é divertido e é totalmente gratuito!

BERA – Audiometria de tronco cerebral

O BERA é um exame de última geração utilizado para avaliar a audição quando testes rotineiros não nos dão as informações necessárias.
Trata-se de um registro da atividade elétrica da via auditiva até o sistema nervoso central.
Também conhecido como “Audiometria de Tronco Cerebral”, analisa a integridade da via que o estímulo auditivo percorre deste o labirinto e nervo auditivo até o tronco encefálico, região esta, responsável pela integração das informações para o cérebro.

Indicamos o BERA nos casos de zumbido, em algumas labirintopatias e nas deficiências auditivas em que a audiometria apresenta limitações diagnósticas.
Se na audiometria dependemos das respostas do paciente, neste exame o paciente não precisa responder nada. O estímulo sonoro, click, é apresentado através de fones.
Eletrodos alocados em pontos da cabeça e conectados ao equipamento transferem as informações obtidas para um programa de computador que possibilitará o estudo dos traçados.

Um resultado normal no BERA indica que o sistema auditivo até o tronco cerebral está íntegro. A ausência de reações ou a presença de anomalias na conformação do traçado configuram alterações que podem definir o local do problema e a sua extensão, possibilitando um diagnóstico mais preciso.
O teste é rápido, seguro e não emite radiações. Não machuca, não depende da atenção e o preparo para o exame é simples. As respostas são extremamente delicadas e, por isso, requerem que o paciente esteja deitado.
Em crianças menores recomendamos sedação com indução anestésica inalatória em regime hospitalar. O despertar ocorre logo após o exame, que dura cerca de 40 minutos.

Gustavo Guagliardi Pacheco
www.agpacheco.com


 Publicação: 

Avaliar esse artigo:

Ótimo!

Agradecemos sua opinião.
Sua participação é de grande ajuda.

Fale com seus amigos sobre este artigo.

×

Este artigo foi avaliado 165 vezes
A avaliação está em 3.91




 

©1999-2017 E-familynet - O portal da família


Em Breve.

Google+ e Twitter Login

Estamos trabalhando em outras variedades de login para permitir que você acesse o e-familynet através de sua rede social favorita. Por enquanto, recomendamos que você use o login do Facebook.

Por favor, tente novamente em breve.

×