Pergunta
Se por acaso no fim da mestruação, uns dois dias antes de acabar, acontece a relação sexual e a ejaculação ficar dentro da vagina há risco de engravidar?
Resposta do Dr. Cássio dos Reis
A probabilidade de uma gravidez em relações sexuais durante o período menstrual é muito pouco provável, mesmo porque para que você engravide é necessário ter elacionamento sexual com ejaculação interna no período em que você está ovulando.
Durante a menstruação não ocorre a ovulação, que só acontecerá na metade do período, isso é se você for regular de 28 dias, por volta do 14º dia.
Entretanto é importante saber que cada corpo pode reagir de um jeito, e que existem casos de gravidez acontecendo no período menstrual, mas é muito raro e possivelmente seja motivada por alguma disfunção hormonal.
A relação sexual da mulher jovem até os 25 anos traz um risco maior de gravidez até a metade do período pois neste momento a mulher é muito fértil, o que vai declinando a partir dos 30 anos.
As relações sexuais depois do período de ovulação ( a metade do período ) são de menor probabilidade de gravidez, pois o óvulo já se desfez e só retornará no próximo período.
As relações antes da ovulação, mesmo não sendo no período ovulatório pode trazer um risco maior, pois o espermatozóide pode se alojar nas grutas (pequenas dobras das paredes do útero ) e quando a mulher está fértil, o espermatozóide é atraído pelo óvulo, ( tendo ou não relação sexual ), isso também não acontece com todas as mulheres, mas acontece em 30% das gravidezes jovens.
Portanto ao iniciar a vida sexual, é importante duas providências enquanto não se quer engravidar, o uso de um anticoncepcional orientado pelo médico que a acompanha e o uso da camisinha que, além de impedir a gravidez é o único elemento capaz de protegê-la de alguma das DSTs ( doenças sexualmente transmitidas ).
Procure estar sempre informada sobre sua sexualidade e os meios de exercê-la ( é um direito seu ), qualquer dúvida não deixe de perguntar.
Um grande abraço e boa sorte.
Cássio dos Reis
CRP 4776-6
Psicólogo, psicanalista e sexólogo, experiência de mais de 27 anos.
Publicação: E-familynet.com