Participe em uma das maiores comunidades, é divertido e é totalmente gratuito! +600.000 pessoas já estão participando.
2778 usuários online no momento.
Participe em nossa comunidade é divertido e é totalmente gratuito!

Dando remédio de forma segura e eficiente ao bebê

Se você é uma daquelas pessoas que tem em casa um remédio para tudo, sua "farmacinha" provavelmente tem remédios que combatem de febre à inflamações de garganta, dores e as mais variadas doenças.
O importante é sempre lembrar que remédios, devem ser tomados na dose exata prescrita pelo seu médico, nunca à mais e nem à menos, especialmente quando estamos falando em dar remédios à bebês.
A dose correta:
Primeiro, não dê medicamentos ao seu bebê sem antes consultar o pediatra.
Segundo, siga corretamente as instruções que lhe foram dadas. Ao receber uma receita para a compra e aplicação de um remédio, leia a receita junto com o seu médico para esclarecer possíveis dúvidas.
Peça ao seu médico para se explicar em detalhes e anotar a quantidade, quantas vezes ao dia e se você deve acordar o bebê para tomar o remédio ou se não for nada muito grave, geralmente não é necessário. Algumas dicas:

• Agite xaropes antes de dar para o bebê, se estiver escrito na embalagem ou bula para ter certeza de que todos os ingredientes estão adequadamente misturados.
• Não confunda colher de chá com colher de café ou colher de sopa. Esteja atenta(o) para esse detalhe. Geralmente, colher de sopa não está incluída para dar remédios ao bebê.
• Quando for um remédio concentrado, de gotas, por exemplo, misture com um pouquinho de água.
• Não exceda a dose porque o seu bebê está tão doente. Remédio em excesso não ajuda e sim piora a situação. Se você acha que o bebê não está melhorando, mesmo após várias doses do remédio, consulte novamente o pediatra para saber porquê.
• Se o bebê vomitar todo o remédio ou parte dele, ligue ou consulte o seu pediatra para procurar outro método - por injeção ou supositório para ter certeza que o bebê vai receber a dose que precisa.
• Misturar um pouco de açúcar na dose de remédio pode facilitar para o bebê. Não coloque a dose de remédio na mamadeira de leite ou suco do bebê, se ele não tomar toda a mamadeira, ele não vai receber a dose que precisa.
• Se o seu bebê já estiver comendo alimentos sólidos, peça ao seu médico para dar comprimidos pois você pode esmagá-los e misturar um pouco em cada colherada de yogurte ou de um mingau que ele goste.
• Ao dar xaropes, nunca diga para a criança que isso é suquinho ou algum tipo de dôce. Isso pode ajudar na hora de tomar o remédio mas pode ser perigoso, se de alguma forma o bebê encontrar o vidro de xarope, ele pode querer tomar tudo sozinho.
Uma das formas para assegurar que seu bebê vai receber a quantia de remédio que ele precisa é usar a ferramenta adequada. Isso significa, colocar a colher de chá de volta na gaveta e, se possível, usar um gotas ou uma seringa sem agulha para remédios via oral. Com certeza, seringas são melhores que colheres para medicamentos via oral em bebês, é mais fácil de assegurar que a criança não vai desperdiçar gotas preciosas da dosagem. Use uma seringa que contenha as medidas bem claras e, se o seu médico lhe fornecer uma dosagem em colheres, peça a ele para lhe mostrar em uma seringa a quantia proporcional.

Em tempo!
Leia as bulas e receitas corretamente para saber exatamente de quanto em quanto tempo o seu bebê deve receber o medicamento. Se está escrito "de quatro em quatro horas", então você deve ministrar o medicamento a cada quatro horas mas enquanto o bebê está acordado - você não tem que acordá-lo no meio da noite para dar remédio. Mas isso vai depender da gravidade de cada situação. Ao receber a receita, pergunte ao seu médico se é necessário acordar o bebê para ministrar o remédio.
Alguns remédios devem ser tomados de estômago cheio e, já outros, de estômago vazio. Outros são melhor absorvidos pelo corpo se acompanhados de certos alimentos. Verifique essas restrições.
Se o seu filho está tomando remédios mas os sintomas não estão melhorando, não prolonge o uso acima do indicado na bula ou na receita, fale com o seu médico. Da mesma forma, não pare de dar remédio antes do tempo recomendado pelo médico só porque os sintomas parecem ter sumido. No caso de infecção bacterial, ainda que o bebê parece totalmente recuperado, você precisa do tempo correto de ação do remédio para ter certeza de as bactérias foram exterminadas.

Armazenando remédios:
Procure manter os remédios em suas embalagens originais, a não ser que as instruções estejam diretamente escritas no vidro ou bisnaga.

Se você perder a bula, instruções, ou receita de algum remédio, não tendo como se informar corretamente novamente, é melhor jogar fora porque não vai ter uso seguro.

Os remédios devem ser guardados em um lugar fresco e seco. Não deixe-os no banheiro pois a humidade na hora do banho é alta e pode danificá-los.


E, por último mas não menos importante, mantenha todo e qualquer medicamento fora do alcance de crianças.


 Publicação: 

Avaliar esse artigo:

Ótimo!

Agradecemos sua opinião.
Sua participação é de grande ajuda.

Fale com seus amigos sobre este artigo.

×

Este artigo foi avaliado 250 vezes
A avaliação está em 4.04




 

©1999-2017 E-familynet - O portal da família


Olá pessoal, temos grandes novidades!

O E-familynet 3.0 está pronto e online!

A internet mudou muito e a maneira como as pessoas usam e interagem online também e, por isso, o E-familynet também precisou mudar.

O Novo E-familynet está online e pronto para ser utilizado.

Todos os logins e amizades foram transferidos para o novo sistema. Não é necessário fazer novo cadastro para a nova página se você já possuía uma conta ativa no E-familynet antes da mudança. Assim, o mesmo nome de usuário e senha deve ser utilizado.

As páginas antigas do site continuam abertas para visitação e leitura, não sendo possível editar ou incluir novas informações e mensagens. O antigo E-familynet.com não mais existirá à partir de 2018! Antigos usuários podem ainda efetuar login através deste link de login (Login) com o propósito de salvar informações apenas. A inclusão de novas informações ou mensagens não mais é permitida.

Qualquer dúvida entre em contato com sys-admin@e-familynet.com

Escolha agora o que você deseja fazer:
 Ir para o E-familynet 3.0 (novo)    Continuar no E-familynet antigo

×

Em Breve.

Google+ e Twitter Login

Estamos trabalhando em outras variedades de login para permitir que você acesse o e-familynet através de sua rede social favorita. Por enquanto, recomendamos que você use o login do Facebook.

Por favor, tente novamente em breve.

×