1186 usuários online no momento.
Participe em nossa comunidade é divertido e é totalmente gratuito!

Resfriados comuns em bebês

Por que o meu bebê fica resfriado com tanta frequência?
É comum que bebês peguem mais resfriados que uma pessoa adulta porque o sistema imunitário deles tem apenas 60% da capacidade do mesmo sistema de um adulto o que os leva a ser mais vulneráveis à doenças.
E, o seu filho pode desenvolver imunidade à apenas 1 dos 200 tipos diferentes de vírus que causam resfriados e gripes de cada vez.
Conforme o seu bebê vai crescendo ele vai se tornando também mais curioso e explora em todos os cantos, toca e mexe em tudo o que vê. Aí é só ele pôr os dedos no nariz e esfregar os olhos que o vírus já vai ter uma boa chance de achar aconchego em seu corpo e causar incômodo no seu bebê pelos próximos dias.
E como já foi confirmado por pesquisas e todo mundo sabe: crianças ficam mais doentes se frequentam creche ou jardim de infância. Elas estão mais expostas à resfriados, dores de ouvido, corisas e outros problemas respiratórios que afetam em menor quantidade as crianças que ficam em casa. E, mesmo não tendo muito contato com outras crianças, a média é que um bebê pegue entre 4 e 10 resfriados em seu primeiro ano de vida. Conforme ele vai crescendo, vai diminuindo a quantidade de resfriados por ano até uma média de 3 vezes ao ano na adolescência.

Como tratar um resfriado?
Não há medicamento que faça o efeito do vírus passar mais depressa mas, você pode ajudar o seu bebê a sentir-se melhor oference bastante líquidos e provendo descanço e carinho. Não dê medicamentos aos seu bebê sem consultar com o pediatra antes. Os efeitos colaterais podem ser perigosos se o remédio for administrado de forma imprudente.
Até os 4 anos de idade uma criança não consegue assoar o nariz, por isso, até essa idade você vai ter que dar uma mãozinha:
• Incline a cabecinha do bebê para trás e use um conta-gota de Cloreto de Benzalcônio (cloreto de sódio), Sorine infantil ou Rinossoro em cada narina do bebê para ajudar a desentupir o nariz. Se o catarro for mais denso, use após alguns minutos um sugador de borracha para retirar o catarro. É também aconselhável desintupir o nariz do bebê antes de amamentar.
• Um banho morno faz muito bem, ajuda o corpo a relaxar e a desentupir o nariz também. Se possível, adicione um pouco de óleo de eucalípto na água.

Há como prevenir que meu bebê pegue tantos resfriados?
Prevenir é difícil e praticamente impossível mas há como diminuir as possibilidades do seu bebê ser contaminado.
• Já de começo, tenha certeza que família e amigos lavem bem as mãos antes de pegar o seu bebê, especialmente se ele for recém-nascido.
• Mantenha o seu bebê longe de crianças ou adultos que estejam doentes. Seus amigos vão entender se você pedir para que eles adiem a visita até que eles estejam sadios novamente.
• Saiba que crianças em creches e escolinhas estão mais expostas à resfriados do que crianças que ficam em casa.
• Se você tem babá, instrua-a à lavar bem as mãos antes de tocar o bebê ou seus alimentos.
• Mantenha o seu bebê longe de fumaça de cigarros, que pode agravar problemas respiratórios. Crianças que moram com pessoas fumantes têm mais resfriados e, esses duram por mais tempo.
• Amamente por mais tempo possível. Crianças alimentadas com o leite materno, ficam doentes com menos frequência.


 Publicação: 

Avaliar esse artigo:

Ótimo!

Agradecemos sua opinião.
Sua participação é de grande ajuda.

×

Este artigo foi avaliado 184 vezes
A avaliação está em 4.1



 

©1999-2018 E-familynet - O portal da família


Em Breve.

Google+ e Twitter Login

Estamos trabalhando em outras variedades de login para permitir que você acesse o e-familynet através de sua rede social favorita. Por enquanto, recomendamos que você use o login do Facebook.

Por favor, tente novamente em breve.

×