1209 usuários online no momento.
Participe em nossa comunidade é divertido e é totalmente gratuito!

F

• Fecundação
União de um óvulo com um espermatozóide, a partir da qual é criado um embrião.

• Fertilidade
Estado ou qualidade de ser fértil.

• Fertilização
Em biologia, chama-se fertilização ao momento em que um espermatozóide penetra num óvulo e onde a combinação dos seus materiais genéticos cria um embrião. Normalmente ocorre dentro da trompa de Falópio (in vivo), mas também pode ocorrer em uma placa de Petri (in vitro). (Veja também Fertilização In Vitro.).

• Fertilização assistida
O mesmo que Reprodução Assistida.

• Fertilização “in vitro” (FIV)
Expressão latina que designa todos os fenômenos biológicos que têm lugar fora dos sistemas vivos, no ambiente controlado de um laboratório. Significa "em vidro". Foi popularizada pelas técnicas de reprodução assistida (fertilização in vitro). É a técnica mais amplamente utilizada e de fato resolve vários distúrbios da fertilidade, particularmente problemas de tubas uterinas e deficiências dos espermatozóides. Técnica de PMA, através da qual um óvulo é fertilizado fora do corpo da mulher, ou seja, em meio laboratorial. É um processo de quatro etapas. Na primeira delas, a hormona folículo-estimulante (FSH) é utilizada para estimular o crescimento do maior número de óvulos possível. Tal desenvolvimento múltiplo aumenta as chances de fertilização e de gravidez. Na segunda etapa, o hCG é usado para estimular a liberação dos óvulos maduros, que são coletados dos ovários, por via vaginal, utilizando-se uma agulha fina visualizada por ultra-som. Na terceira etapa, os óvulos são transferidos para uma placa no laboratório, na qual são colocados juntamente com os espermatozóides para que ocorra a fertilização. Na etapa final, alguns óvulos fertilizados ou embriões são transferidos para o interior do útero por meio de um cateter.

• Feto
Entre as oito semanas após a fertilização do óvulo (embrião) e o nascimento da criança.

• Fibromioma
Tumor benigno (não-maligno e que não determina risco de vida) de tecido fibroso que pode ocorrer na parede uterina. Pode ocorrer totalmente sem sintomas ou pode causar padrões menstruais anormais ou infertilidade.

• Fluxo menstrual
Também conhecido como menstruação, é o fenômeno fisiológico do período fértil da mulher, que permite a eliminação periódica do endométrio com fluxo sanguíneo. A menstruação geralmente começa nas jovens a partir dos 12 anos de idade. Mas pode começar a qualquer momento entre os 8 e 16 anos.

• Folicular
Referente a Folículo.

• Folículo
Sacos preenchidos por fluidos existentes no ovário, os quais contêm os ovócitos libertados aquando da ovulação. Em cada mês, desenvolve-se um ovócito dentro do ovário num folículo.


 Publicação: 

Avaliar esse artigo:

Ótimo!

Agradecemos sua opinião.
Sua participação é de grande ajuda.

×

Este artigo foi avaliado 154 vezes
A avaliação está em 3.95



  

©1999-2018 E-familynet - O portal da família


Em Breve.

Google+ e Twitter Login

Estamos trabalhando em outras variedades de login para permitir que você acesse o e-familynet através de sua rede social favorita. Por enquanto, recomendamos que você use o login do Facebook.

Por favor, tente novamente em breve.

×