1363 usuários online no momento.
Participe em nossa comunidade é divertido e é totalmente gratuito!

Adoo

É comum em crianças, fantasias de que os pais reais não são aqueles com quem vivem. As vezes, em momentos que são contrariados, ou quando nasce um irmãozinho, sentindo-se preteridos, questionam se realmente aqueles são os seus pais, ou se foram adotados. Não é raro brincadeiras em família, referindo-se que uma das crianças foi encontrada na rua, ou ainda que foi trocada na maternidade. As crianças querem saber sua origem e, principalmente, se são amadas e merecem este amor. Mas a maior preocupação em relação a origem biológica é do adulto e, se esta questão não estiver solucionada, vai repercutir na criança.

O desejo de ter um filho envolve uma reflexão maior, mas de forma sucinta estaria ligada a nossa continuidade, ao fato de perecermos através das gerações. Se por algum motivo um dos cônjuges se vê impossibilitado de gerar um bebê, pode ser acometido por angústias e, isso pode desencadear no casal mudanças na dinâmica da relação.
A forma como for tratada esta situação será muito importante na história desta criança que será adotada. É importante que ambos - pai e mãe -, desejem esta criança.

Definição de adoção: a inserção de uma criança numa família que não a biológica. Esta ato se dá de maneira definitiva, com respaldo jurídico, baseado em normas que estão em vigor. Para que isto aconteça, os pais biológicos da criança devem ter morrido, ou estarem desaparecidos, ou ainda, não querem ou não podem assumir a responsabilidade das funções parentais.

Quanto antes a criança for adotada melhor. A ligação com a nova família se iniciará mais cedo. A relação estabelecida, principalmente entre mãe e bebê, e mãe, pai e bebê é muito importante no desenvolvimento da criança.
Estas relações são primordiais estimular o desenvolvimento do bebê. A relação afetiva favorece o amadurecimento da criança em geral, portanto, quanto antes o bebê encontrar um substituto, uma mãe suficientemente boa, menores serão os fatores adversos.

Mesmo assim, uma relação já foi estabelecida de alguma forma com a mãe biológica, os nove meses foram de íntimo contato. Neste tempo houve troca, afetiva ou não, entre mãe e bebê e, quanto mais o tempo passa, mais se estreita este contato. A criança vai reconhecendo esta mulher como sua mãe.

O amor de mãe não está forçosamente ligado ao "sangue do meu sangue". Com freqüência observamos mães que não se encontram em condições de proporcionar à criança aquilo que ela necessita. Neste caso pode acontecer o abandono, negligência e reações agressivas. Muitas vezes a mãe adotiva tem melhores condições de aceitar e cuidar desta criança do que a mãe biológica.

É na experiência da interação entre pais e filhos, seja ele adotivo ou não, no contato diário, nos cuidados, proteção e afeto que a criança recebe que se estabelece a relação. O desempenho da função parental autêntica é fundamental para que a criança os assuma, psicologicamente, como pai e mãe.


 Publicação: 

Avaliar esse artigo:

timo!

Agradecemos sua opinião.
Sua participação é de grande ajuda.

Fale com seus amigos sobre este artigo.

×

Este artigo foi avaliado 239 vezes
A avaliao est em 4.02



  Imprimir este artigo

Artigo cedido por Loja do Bebê
Loja virtual para gestantes e mães.



  

©1999-2017 E-familynet - O portal da família


Ol pessoal, temos grandes novidades!

O E-familynet 3.0 est pronto e online!

A internet mudou muito e a maneira como as pessoas usam e interagem online tambm e, por isso, o E-familynet tambm precisou mudar.

O Novo E-familynet est online e pronto para ser utilizado.

Todos os logins e amizades foram transferidos para o novo sistema. No necessrio fazer novo cadastro para a nova pgina se voc j possua uma conta ativa no E-familynet antes da mudana. Assim, o mesmo nome de usurio e senha deve ser utilizado.

As pginas antigas do site continuam abertas para visitao e leitura, no sendo possvel editar ou incluir novas informaes e mensagens. O antigo E-familynet.com no mais existir partir de 2018! Antigos usurios podem ainda efetuar login atravs deste link de login (Login) com o propsito de salvar informaes apenas. A incluso de novas informaes ou mensagens no mais permitida.

Qualquer dvida entre em contato com sys-admin@e-familynet.com

Escolha agora o que voc deseja fazer:
 Ir para o E-familynet 3.0 (novo)    Continuar no E-familynet antigo

×

Em Breve.

Google+ e Twitter Login

Estamos trabalhando em outras variedades de login para permitir que voc acesse o e-familynet atravs de sua rede social favorita. Por enquanto, recomendamos que voc use o login do Facebook.

Por favor, tente novamente em breve.

×