agsmisc
 Posts: : 4
  

Usuário agsmisc

Estatísticas e informações sobre agsmisc

Avatar do Usuário
Ranking




Reputação
Reputação
Estatísticas
 Posts: : 4
 Tópicos: 1
 Ainda não tem.
 Registrado em: 03 Fev 2012
 


×
 Escrita em 03 Fev 2012 16:03 por usuário agsmisc


Boa tarde.

Muito se encontra e se fala sobre o aumento dos ganglios em todas as regioes do corpo, mas pouco se fala naqueles ganglios que aumentam com uma infeccao ate determinado tamanho (1cm, 2cm, 3cm) e nao voltam mais ao tamanho normal.

Na internet geralmente encontramos relatos de pacientes, pais e medicos reportando aumento de linfonodos (ganglios) em situacoes proximas a resfriados, micoses, infeccoes, etc., mas que "passados alguns dias devem voltar ao tamanho normal".

Tambem ha os casos de ganglios que crescem a tamanhos muito grandes rapidamente, o que pode sugerir um problema mais serio como linfoma ou cancer realizando metastases.

POREM, ai é que viria minha pergunta, gostaria de saber se ha pais, aqui no forum, que possuem filhos pequenos ou grandes que tiveram 1 ou mais ganglios aumentados ate um tamanho que nao caracteriza, a principio, uma doenca mais grave, mas que nao regrediram ao seu tamanho normal.

Encontramos referencias a casos com o seguinte diagnostico para esses casos: linfadenopatia reacional cronica (porque o ganglio persiste aumentado), e tambem, ai é o ponto que mais pareço encontrar fundamento, no que os medicos chamam de "aumento de ganglio que, pelo tempo, velocidade ou dimensao, sofreu FIBROSE, ficando impedido de voltar ao tamanho normal".

Enfim, resumindo, os filhos de voces possuem ganglios palpaveis pelo pescoco, virilha, etc, com tamanhos de 1cm (feijao) ate 2cm ou 3cm que nao diminuem de tamanho?

Se sim, de qual tamanho e quanto tempo faz que a crianca tem esses ganglios?

Obrigado!

 lidianamot
Membro Platina
 Posts: : 1884
  

Usuário lidianamot

Estatísticas e informações sobre lidianamot

Avatar do Usuário
Ranking
Membro Platina
Membro Platina




Reputação
Reputação
Estatísticas
 Posts: : 1884
 Tópicos: 185
 Amigos.: 38
 Registrado em: 12 Set 2009
 Idade: 39


×
 Escrita em 03 Fev 2012 22:38 por usuário lidianamot

Abaixo transcrevo um tópico que abri em agosto:

Meninas, algumas de vcs já devem ter visto que ando nervosa com uns caroços que percebi no pescoço do meu filho há uns 8 meses, ou seja quando ele tinha 1 ano e meio. Fiz até um tópico aqui no dia que percebi isso nele, achando que pudesse ser dente e me tranquilizei com as respostas e também porque o levei a pediatra e ela disse ser normal em criança que é do imunológico e tal. Sempre que falo, ela diz ser normal. Só que isso não some, me dá impressão de ter crescido, pois está mais aparente quando ele vira o pescoço. Talvez seja por ele ter crescido e estar com o pescoço mais fininho. Em junho precisei levá-lo a uma alergista devido ter ficado várias vezes com quadro de gripe forte e febre e mostrei a ela os caroços. Ela disse que precisa ser pesquisado, pois pode ser sinal de muita coisas graves e até citou toxoplasmose e leucemia, descartando a leucemia por ter visto um exame de sangue dele recente com uma anemia leve, segundo ela, devido ao quadro de infecção. Daí, aguardei ele mellhorar 100% da infecção e o levei na pediatra para falar mais uma vez dos caroços. Disse a ela que achava que estava aumentando e ela disse que se estava, precisava verificar. Pediu exames de sangue e por insistência minha, pediu uma ultrassonografia cervical. Não sei se pediu todos exames de sangue necessários, mas tudo que pediu, deu negativo, só deu um pouco de anemia, mais uma vez. Achei que deveria ter pedido VHS e não pediu. Disse que se na ultra não desse nada, poderia desencanar. Na ultrassonografia encontrou os 4 caroços que sinto (2 de cada lado). O maior mede 1,2 x 0,4 cm, concluindo como linfonodomegalias à esclarecer. Vou levar para ela ver nessa segunda.
Alguma de vcs sabem que outros tipos de exames ela pode pedir? Não vou sossegar enquanto não tiver certeza do que é....
De acordo com tudo que já pesquisei aqui na net, só é normal quando some dentro de algum período, mas o dele não some. Tem que ter um motivo. Vejo que é algo complicado de se descobrir, pois pode ser inúmeras coisas.
Alguma de vcs tem alguma experiência com isso?
Sabem algum especialista que deveria levá-lo?
Outra coisa que me intriga e que li relacionando com os caroços, é que sua muito a cabeça quando dorme, de molhar o travesseiro, mesmo no frio. Vi falar em sudorese noturna. Mas ele sua quando dorme de dia também.
Acho que só dá para saber se é algo grave ou não fazendo uma biópsia e tô ficando apreensiva demais. As vezes choro olhando pra ele com medo do desconhecido.
Me ajudem, meninas!

Bom, a pediatra viu a ultra e pra me desencanar, encaminhou para o infectologista que brincou dizendo que era a febre Gianechini dizendo que não tinha nenhuma característica de gânglio doente e que era muito comum em crianças.
Já faz 6 meses que fiz esse tópico e os caroços parecem menos visiveis, mas ainda palpáveis. Estão lá! Não somem! Sempre que tenho oportunidade, pergunto a médico diferentes e a opinião é sempre a mesma! O último que fui numa emergência me disse que se não tiver ganglio, não é criança, é animal...
Vc tem filho com esses ganglios?
Ah, ele tem na virilha também.

Tem várias mamães com esse problema por aqui. Dá uma olhada nos meus tópicos:

http://www.e-familynet.com/phpbb/linfonodomegalias-caroco-no-pescoco-muito-apreensiva-help-t569647-40.html

http://www.e-familynet.com/phpbb/linfonodomegalias-caroco-no-pescoco-muito-apreensiva-help-t569649.html

Olhe também esse video. Vai esclarecer muitas coisas:
http://www.youtube.com/watch?v=5DpduscOut0

Bjs.

 lilitinha
Membro Ouro
 Posts: : 434
  

Usuário lilitinha

Estatísticas e informações sobre lilitinha

Avatar do Usuário
Ranking
Membro Ouro
Membro Ouro




Reputação
Reputação
Estatísticas
 Posts: : 434
 Tópicos: 2
 Amigos.: 16
 Registrado em: 21 Fev 2009
 Idade: 41


×
 Escrita em 03 Fev 2012 23:54 por usuário lilitinha

Olá! O meu filho tem 2 anos e 6 meses e desde que tinha 1 ano e 8 meses percebi 2 desses ganglios no pescoço dele, até hoje eles não desapareceram. Mas também não aumentaram. O pedi disse que é normal e que o Miguel é muito magrinho e que por isso aparece mais e que toda criança tem mesmo. Eu também penso o porque deles não sumirem mas todos aqui dizem a mesma coisa, que é normal! Agora já fiquei preocupada de novo na próxima consulta vou mostrar o pedi novamente. Obrigada pelas informações. Tenho fé em Deus que não será nada demais em nossos pequenos! Bjs.

 agsmisc
 Posts: : 4
  

Usuário agsmisc

Estatísticas e informações sobre agsmisc

Avatar do Usuário
Ranking




Reputação
Reputação
Estatísticas
 Posts: : 4
 Tópicos: 1
 Ainda não tem.
 Registrado em: 03 Fev 2012
 


×
 Escrita em 05 Fev 2012 20:38 por usuário agsmisc

Oi pessoal.

Obrigado.
Pelas 3 respostas que li ate agora, parecem ser casos identicos.
Eu tambem ja li muito sobre isso e, como coloquei no topico, a explicacao parece ser que o linfonodo sofreu fibrose, uma especie de cicatrizacao que faz com que ele nao regrida, nao representando malignidade.
Uma de voces colocou que quando o pescoco dele move-se pra tras, aparece bem.
Exatamente isso acontece com o meu tambem.
Vou pedir uma ultrassonografia para, pelo menos, acompanhar o crescimento do ganglio ja que, medindo com a mao, é bem dificil de ter precisao.

O que me move para o lado da tranquilidade é que eu mesmo, ha 15 anos atras, tive forte dor de cabeca e um ganglio atras da orelha e outro cervical (bem na lateral do pescoco) cresceram e nunca mais diminuiram, mas eles nao ficaram grandes. Sao do tamanho de um grao de ervilha e de um caroço de azeitona, respectivamente.

O do meu filho, o maior deles (cervical jugular), é um pouco maior que um caroço de azeitona. Apalpando parece ter 2cm no maior eixo.

Ainda, essa observacao que um dos pediatras que voces relataram fez, parece bem pertinente: se a crianca é bem magrinha, vai aparecer mais.

Eu mesmo tenho o pescoco grosso, nao gordo, mas grosso, e meus linfonodos jugulares, se apalpados bem forte, aparentam ter o tamanho de um caroço de azeitona tambem, mas como estao bem atras, no fundo, é dificil perceber.

Obrigado por enquanto.
Abraço!

 rosir
Membro
 Posts: : 12
  

Usuário rosir

Estatísticas e informações sobre rosir

Avatar do Usuário
Ranking
Membro
Membro




Reputação
Reputação
Estatísticas
 Posts: : 12
 Tópicos: 5
 Ainda não tem.
 Registrado em: 27 Mai 2008
 


×
 Escrita em 09 Fev 2012 13:18 por usuário rosir

Oi amiga estou sofrendo do mesma preocupaçao que voce,pois meu filho tem um linfonodulo,que eu percebi a algum tempo que aumentou levemente,vou te contar quando o Joao estava com uns dez meses eu percebi a bolinha mostrei para a ped ela examinou e disse que era normal pois ele e bem movel,com o passar dos meses eu fui observando e nao sumia,falei novamente com ela,para me tranquilizar pediu uma eco,o medico que realizou a eco examinou bem toda região do pescoço a atras das orelhas,tudo bem,so que no final do ano passado notei que ele aumentou levemente,fei na ped novamente e ela me solicitou varios exames de sanque que vou realizar(segunda) .Olha a ninha tia disse que o meu primo tambem tem desde pequeno e que o medico pedia para ser removido mas ela disse que as coisas erram dificeis pois eles moram no interior nunca fez hoje ele e adulto e continua com o nodulo dele,mas mesmo assim não fico tranquila.Depois da consulta eu te dou noticias.BJS

 agsmisc
 Posts: : 4
  

Usuário agsmisc

Estatísticas e informações sobre agsmisc

Avatar do Usuário
Ranking




Reputação
Reputação
Estatísticas
 Posts: : 4
 Tópicos: 1
 Ainda não tem.
 Registrado em: 03 Fev 2012
 


×
 Escrita em 10 Fev 2012 14:49 por usuário agsmisc

Realmente, parece-me que os médicos acabam pedindo sempre uma bateria de exames mais por inquietação dos pais do que por preocupação deles mesmos.
Uma hematologista disse-me que até os 6 anos de idade o sistema imunológico encontra-se em desenvolvimento. De fato, parece ser um ponto importante do desenvolvimento a ser atingido antes de sair se preocupando. Mas eu sei como é.
Abraço!

 jana san
Membro Bronze
 Posts: : 55
  

Usuário jana san

Estatísticas e informações sobre jana san

Avatar do Usuário
Ranking
Membro Bronze
Membro Bronze




Reputação
Reputação
Estatísticas
 Posts: : 55
 Tópicos: 13
 Amigos.: 3
 Registrado em: 21 Ago 2009
 Idade: 38


×
 Escrita em 14 Fev 2012 18:47 por usuário jana san

O meu filho tem 2 anos e 4 meses e tbém tem um nódulo, só que o dele é em uma das bochechas, e desde que ele tinha 1 aninho, mas a pediatra apalpou e disse que era normal, devo me preocupar?

 agsmisc
 Posts: : 4
  

Usuário agsmisc

Estatísticas e informações sobre agsmisc

Avatar do Usuário
Ranking




Reputação
Reputação
Estatísticas
 Posts: : 4
 Tópicos: 1
 Ainda não tem.
 Registrado em: 03 Fev 2012
 


×
 Escrita em 16 Fev 2012 10:40 por usuário agsmisc

Se a pediatra afirmou que não é nada, eu acho que dá pra confiar.
Porém, observe que o sistema linfático não passa pela "bochecha", ou seja, não deve se tratar de um gânglio linfático.
Abraço!

 claudiacw
 Posts: : 1
  

Usuário claudiacw

Estatísticas e informações sobre claudiacw

Avatar do Usuário
Ranking




Reputação
Reputação
Estatísticas
 Posts: : 1
 Tópicos: 0
 Ainda não tem.
 Registrado em: 22 Mai 2013
 


×
 Escrita em 22 Mai 2013 08:32 por usuário claudiacw

Oi, Eu tenho 20 anos, a 6 meses percebi que tinha glanglios aumentados no pescoço e fui ao médico, fiz raio x, ultrassonografia, hemograma e até tomografia, mas descobriu-se que não seria nada grave. São três linfonodos, um de 0,5 cm, 1,5 cm e 2,8 cm. O médico otorrinolaringologista disse que eles não vão sumir e que não preciso me preocupar, mas estou muito triste pois é aparente em minha garganta e uma cirurgia ali custa em media R$6.000,00. Eu queria uma noticia boa de que alguém ja teve caso parecido e conseguiu que desaparecesse. Sad

 brasiliens
Membro Diamante
 Posts: : 673
  

Usuário brasiliens

Estatísticas e informações sobre brasiliens

Avatar do Usuário
Ranking
Membro Diamante
Membro Diamante




Reputação
Reputação
Estatísticas
 Posts: : 673
 Tópicos: 68
 Amigos.: 3
 Registrado em: 18 Jul 2011
 


×
 Escrita em 23 Mai 2013 18:54 por usuário brasiliens

acho que vocês não devem se preocupar tanto, é normal as crianças terem estes nódulos.

eu tive linfoma e o principal sintoma foi linfonodo aumentado,mas ele era ENORME, tinha mais de 7 cm. depois de 1 ano em remissão, ainda tenho um do tamanho de um feijão que não some e me deixa preocupada, mas o médico afirmou que só devo me preocupar se ele crescer, muito!

se vocês querem se tranquilizar, o único exame para saber se é câncer, é a biópsia ou punção, ou seja, vão ter que fazer uma pequena cirurgia, e claro, tem todos os seus riscos...
o exame VHS detecta se tem doença em atividade, mas não dá diagnóstico conclusivo, pois se seu filho estiver com alguma infecção vai acusar.

acredito que vocÊs tem que somente monitorar e ficar tranquilas!!!

Página 1 de 4 >> Todos os horários são GMT - 3 Hours

©1999-2018 E-familynet - O portal da família


Em Breve.

Google+ e Twitter Login

Estamos trabalhando em outras variedades de login para permitir que você acesse o e-familynet através de sua rede social favorita. Por enquanto, recomendamos que você use o login do Facebook.

Por favor, tente novamente em breve.

×